Kombucha Tea Shop chega para refrescar o verão

Mais especializada rede de chás do país lança a bebida em três versões para hidratar na temporada sem abrir mão do sabor e da saúde

A bebida que promete causar na estação quente é conhecida há 2 mil anos e faz bem à saúde. É a kombucha, obtida a partir da fermentação das folhas da Camellia sinensis – a planta de onde é extraído o chá – e cujo consumo vem crescendo no mundo inteiro. Maior e mais especializada rede de chá do país com 34 lojas, a Tea Shop está lançando três sabores de kombucha para o verão: Wild Peach, Rooibos Chai e Apple Temptation, todos produzidos a partir dos melhores chás da marca.

A kombucha (pronuncia-se kombutcha) ou kombuchá é uma bebida probiótica produzida a partir da fermentação de chá (preto ou verde), açúcar e uma cultura com mais de 40 leveduras e bactérias. Também pode ser chamada de “o” kombucha. O resultado é uma bebida naturalmente frisante, saborosa e muito refrescante, que promove a saúde intestinal e fortalece o sistema imunológico.

“Identificamos uma afinidade natural da kombucha com todos os atributos que os apaixonados por chá buscam nas nossas mesclas, tais como equilíbrio, bem-estar e qualidade de vida. Por isso decidimos incluí-la em nosso portfólio”, explica o CEO da Tea Shop, Michel Bitencourt. Além dos três sabores de lançamento, outros dois chegarão às prateleiras em breve. Bitencourt, que também é tea sommelier, chama a atenção para outra característica da kombucha Tea Shop: o sabor. “É muito saborosa por causa da qualidade da matéria-prima. O consumidor toma com prazer, e não por obrigação.”

O açúcar utilizado na produção tem a função de nutrir a cultura simbiótica de bactérias e leveduras durante o processo de fermentação, sendo que o residual na bebida é muito baixo – a garrafa traz a tabela nutricional. O consumo da kombucha está associado à redução de problemas estomacais, aumento da imunidade, melhor promoção da saciedade e promoção da saciedade. Além disso, as bactérias ácido-láticas da composição têm ação no intestino e ajudam na digestão.

Com origem no nordeste da China há mais de 2 mil anos – há registros desde 220 antes de cristo –, a kombucha sempre foi empregada como medicamento natural e de ação anti-inflamatória. Nas décadas de 1960 e 70, se popularizou depois de agradar ao paladar dos hippies e naturalistas, responsáveis por difundir o uso da bebida fermentada em vários países. Nos últimos anos, o mercado da kombucha vem crescendo embalado por consumidores que valorizam a saúde. Dados apresentados no início de 2020 pela consultoria Global Market Insights mostram que os negócios com a bebida orgânica passaram de 1,8 bilhões de dólares em 2018 e devem crescer 16% até 2025.