Não existe uma estatística da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a entidade que representa as franqueadoras brasileira, do número de franqueados que investiram antes dos 30 anos. Porém, o que se vê, nas redes, é que, cada vez mais, há investidores jovens e muito capacitados à frente de unidades franqueadas de sucesso. “Engana-se quem acredita que todos os jovens amadurem mais tarde, atualmente. Presencio cases de franqueados de 25 a 30 anos com histórias dignas de fazer inveja a empresários com 30 anos de carreira – em vez de idade”, diz Thaís Kurita, advogada especializada em franchising e varejo, que acompanha as principais franqueadoras do Brasil há mais de 20 anos.
Thaís aponta algumas vantagens de as redes aceitarem perfis jovens dentre seus franqueados: “Assim como os franqueados com perfis sêniores trazem a experiência de terem trabalhado em outros locais e podem agregar conhecimento às redes, os jovens oferecem a facilidade de adaptação, por não terem vícios do mercado de trabalho. Eles também são flexíveis, porque vêm de uma geração que aceita melhor a diversidade e a modernidade, e já são digitais, por natureza. Então, ter esse contraponto na composição da rede franqueada é muito importante para enriquecer os negócios”, enfatiza a especialista.
Quatro redes de franquia apresentam cases de franqueados jovens que operam suas unidades com alta performance. Conheça-as:
Quem conversa com Thales Meira pode não acreditar que ele tem apenas 25 anos de idade. Focado no negócio, o franqueado da Dr. Shape Suplementos, que atua na cidade de Poços de Caldas (MG), tem história para contar. Ainda cursando a faculdade de Direito, o jovem prestou concurso para o Tribunal de Justiça de sua cidade e foi aprovado. Mas, a paixão pelo Fisiculturismo, esporte que pratica há alguns anos e o leva a competir, inclusive, o fez conhecer muito sobre suplementos alimentares. “Eu já tinha uma carreira traçada, porque ser funcionário público me traria estabilidade pelo resto da vida. Mas, a vontade de trabalhar no segmento de suplementos me fez mudar tudo. Encontrei a franquia e decidi mudar de vida”, lembra. O pai, Márcio Meira, ficou apreensivo, mas apoiou a decisão do filho. “Meu pai é funcionário público, mas entrou comigo na sociedade. Eu recebi uma herança de minha mãe, que infelizmente faleceu há quatro anos, e investi na franquia, em 2018. Exonerei-me do cargo público um ano antes de me tornar franqueado”. A loja de Thales performava muito bem, até a pandemia chegar. “Estávamos superando as metas, mas o mês de abril derrubou nosso faturamento em 70%. Fechei a loja numa sexta-feira e, na segunda, já estava atuando com delivery. Tive que mudar de ponto comercial entre junho e julho, porque o proprietário do imóvel não flexibilizou o aluguel diante da baixa de vendas, e novamente sofri queda financeira, por precisar de investir numa adequação do novo ponto. Mas, não desisti, porque o negócio é bom e o investimento valeu a pena: estamos conquistando novos clientes, que agora conhecem a marca por nosso esforço de vendas por telefone e Whatsapp. Fazemos cerca de 50 novos contatos diários, ampliando a rede de relacionamento e mostrando que somos a melhor loja de suplementos da cidade, com estrutura e atendimento diferenciados”, diz. E, para quem ainda duvida da força do empreendedor, ele finaliza: “Prestamos consultoria aos nossos clientes e, com a somatória de todas essas ações, já estamos com o faturamento no patamar dos meses de dezembro e fevereiro, antes da pandemia”.
Bruno Braga é Engenheiro de Segurança do Trabalho. Há um ano, adquiriu a unidade franqueada da IP School localizada em Mogi das Cruzes (SP). “Eu conheço a marca desde 2015, quando ela surgiu, porque minha prima tem ligação comercial com a empresa e me apresentou a ela. Eu tinha 27 anos e trabalhava em indústria, na área de saúde do trabalho. Então observada a marca de longe, acompanhando seu desenvolvimento”, lembra. O tempo passou e o profissional deixou o emprego fixo, abrindo uma consultoria em sua área de formação. “Trabalhando de forma autônoma, vi que era possível conciliar outras atividades e me interessei pela franquia da IP School. A franqueadora me ofereceu a unidade de Mogi, que seria repassada pelo franqueado anterior. Junto com uma amiga, Marília Ignez, que também não tinha 30 anos ainda, decidi investir”, conta. Os jovens assumiram a unidade franqueada e já começaram o negócio cheio de planos e novidades. “A primeira coisa que fizemos foi uma reforma estrutural e estética na escola. Depois, mudamos a maneira como os alunos eram contatados e as áreas administrativa, comercial e pedagógica. Ficamos bem mais próximos dos alunos”, lembra Braga. Os resultados apareceram logo: em apenas três meses, eles dobraram o número de alunos matriculados. “No começo, tínhamos a sensação de que a escola andava no piloto-automático – e não era o que desejávamos”, diz o jovem franqueado. A pandemia prejudicou o faturamento e novas matrículas, mas os sócios não desistiram. “Foi um período difícil, porque muitos alunos não tinham como pagar suas mensalidades, outros não conseguiam pensar em estudar. Mas, agora, as coisas estão voltando ao normal e já retomamos as atividades”, conta o empreendedor. Bruno Braga e Marília Ignez têm planos de voltar a matricular alunos com força total. “Pretendemos atuar fortemente na captação de novos alunos e ampliar nossa presença nas mídias digitais, onde estamos cada vez mais fortes. Somos uma marca diferenciada, especializada em inglês, que oferece aulas particulares com metodologia focada em programação neurolinguística, que leva em conta a vivência e as necessidades dos alunos e que personaliza suas aulas. Tudo é diferente e, aqui, o aluno realmente aprende. Então, sabemos que, com empenho, temos o sucesso pela frente”, finaliza o franqueado.
MicroPro Desenvolvimento Profissional e Comportamental – Thaís Elespão não é uma típica jovem de 25 anos, que sonha em terminar a faculdade e se firmar em uma carreira profissional, almeja a compra do primeiro imóvel e o nascimento de um bebê. Na verdade, ela já passou por tudo isso e leva uma vida de empreendedora. “É verdade. Eu tenho um filho de cinco anos, já saí da casa dos meus pais e me mudei de cidade, formei-me em Ciências Econômicas e investi em uma franquia. Agora, planejo meu casamento. É bastante coisa!”, computa a empresária. Ela recorda que, há cerca de cinco anos, sua vida era diferente. A jovem iniciou suas atividades na MicroPro Desenvolvimento Profissional e Comportamental de Indaiatuba (SP), como atendente de telemarketing. Ficou na função por poucos meses, porque demonstrou aptidão para as áreas de divulgação e supervisão e logo foi promovida. Ela ganhou experiência e procurou os franqueadores, Fábio Affonso e Anderson Siqueira, na intenção de tornar-se franqueada. “Foi então que veio a mudança de cidade, algo que me marcou bastante. Precisei deixar meu filho por uns meses com meus pais, até me estabelecer. Mas, com auxílio da MicroPro, consegui comprar uma apartamento em Jacareí, investi na unidade franqueada e estou muito feliz com a franquia”, comemora. Thaís coordena uma equipe com oito colaboradores. “Aprendi muito durante a minha trajetória, com outros líderes, entre eles o franqueador, Fábio Affonso, e a diretora da unidade de Indaituba, Daniela Machado. Procuro agir equilibrando razão e emoção, sempre em equilíbrio como líder”, explica. Para o futuro, Thaís projeta ter cinco escolas dentro da rede MicroPro. Mas no momento, o principal objetivo é atingir a marca de mil alunos em Jacareí. “A escola comporta o número de alunos, tem estrutura e a cidade de Jacareí merece conhecer todos os cursos oferecidos pela MicroPro. Mudamos a vida das pessoas por meio da Educação e temos a certeza de que contribuímos para um futuro melhor. É isso que desejo”, finaliza.
Pinta Mundi Tintas – Luana e Gustavo Rocha, dois jovens empreendedores, de 27 e 28 anos, respectivamente, decidiram abrir uma franquia da marca Pinta Mundi Tintas em Sumaré (SP). “Recebemos todo o suporte da franqueadora e estamos muito entusiasmados! Estamos recebendo os treinamentos técnicos e operacionais e queremos atender o público de nossa cidade de forma personalizada”, explica Gustavo. Oriundos do segmento de eventos, Luana e Gustavo viram-se em situação profissional difícil na pandemia, quando o mercado em que atuavam sofreu forte impacto. “Ambos trabalhávamos na empresa de minha família e os eventos simplesmente foram cancelados. Foi então que decidimos conhecer algumas franquias, em segmentos diferentes. Chegamos a ter reuniões com marcas de roupas e cosméticos, mas não nos identificamos. Ao conhecer a marca, sentimos que o negócio tinha muito a nos oferecer”, comenta Luana. Os novos franqueados dizem estar bastante ansiosos pelo evento de inauguração, que ocorrerá ainda em setembro, paralelamente com uma ação solidária, idealizada pelo casal. “Queremos arrecadar alimentos não perecíveis, roupas para adultos e crianças e brinquedos para doarmos para instituições beneficentes de nossa cidade. E, também, desejamos movimentar a cidade, participando de eventos beneficentes e promovendo a marca junto ao público. Temos muita energia e boas ideias e, certamente, uma loja de tintas colorirá ainda mais nossos planos, que é, quem sabe, ter a segunda loja nos próximos anos”, finaliza Luana.