Estudos apontam que os jovens são os mais ávidos na hora de investir em uma franquia. Dados compilados pelo setor apontam que entre 2003 e 2013, o mercado de franquias no Brasil registrou um aumento de 398%, elevando de 56 mil para mais de 114 mil em todo o país. Munidos de coragem e disposição para empreender, estes jovens com perfil abaixo dos 35 anos estão ganhando mercado.
Para o professor da FGV Marcio Diaz Abreu, especialista em marketing e gestão, a ideia de que o investimento em franquia oferece menor risco por ser um negócio já formatado e com processos implementados, por isso atrai mais jovens empreendedores. “As franquias têm grandes possibilidades de sucesso, mas não existe milagre. O franqueado, dono da unidade, tira vantagem da própria empresa que já está estabilizada. No entanto, ele precisa estudar. Quanto mais consolidada no mercado for a franquia, menores os riscos”, diz o especialista.
“O franqueado tem que analisar a fundo as cláusulas do contrato para saber se tem exclusividade na região onde quer abrir sua loja ou se há um limite aceitável de unidades ali. Pode parecer fácil abrir uma franquia, mas, por questões contratuais, é muito difícil se livrar de uma”, completa o professor.
Segundo a Fundação Fisk, detentora das marcas PBF e Fisk, cerca de 30% de seus franqueados têm menos de 35 anos.
Segundo o fundador da rede Seletti Culinária Saudável, Luis Felipe Campos, o vigor e a disposição dos jovens é bem-vinda. Mas, de acordo com ele, é preciso tomar cuidado com empreendedores da geração Y. “Muitos querem ter o retorno muito rápido e, por isso, podem abandonar o negócio no meio do caminho”, ressalta o empresário.
Além das capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte e Salvador, pólos regionais no interior do País tem atraído a atenção desses jovens. É o caso das cidades de Campinas, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, em São Paulo, que estão recebendo mês a mês novas unidades de franquias.
É o caso da Doutor Resolve Reparos e Reformas, empresa que leva à residência do cliente profissionais treinados para fazer serviços de elétrica, hidráulica, alvenaria, pintura e reformas gerais. A rede, considerada um fenômeno no segmento de franchising, já registra 600 unidades no Brasil e 110 na Colômbia, com um faturamento na ordem de R$ 350 milhões no ano passado.