Reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade, o JAH, franquia de açaí, sorvetes e picolés 100% naturais, que conta com mais de 130 lojas distribuídas pelo Brasil, apresenta seu primeiro Relatório de Sustentabilidade. O documento traz os principais projetos e ações idealizados e realizados entre junho de 2021 e maio de 2023.
O relatório é uma parte essencial do projeto “Por Um Mundo Melhor JAH” e destaca o monitoramento, a gestão e o desempenho dos indicadores de ESG que estão baseados na Carta de Princípios Sustentáveis do JAH – 2025, com 25 compromissos que se desdobram em 28 objetivos quantificáveis para ações até 2025. A Carta segue os 17 Objetivos de Sustentabilidade da ONU, por meio da assinatura do Pacto Global da entidade. As ações estão baseadas nos 7 pilares classificados pela empresa: natureza, carbono, saúde, emprego, parcerias, diálogo e gestão.
“Para nós, do JAH, o compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social vai além do mero cumprimento de regulamentações ou ações de marketing. Nossa abordagem ESG é parte intrínseca de nossa identidade, refletindo nossos valores e princípios. Buscamos não apenas construir o JAH, mas também contribuir para o desenvolvimento da sociedade em que estamos inseridos”, enfatiza Rafael Corte, cofounder e CEO do JAH.
Com ações que estão em andamento há cerca de dois anos, o relatório revela que 26 dos 28 objetivos quantificáveis da Carta de Princípios Sustentáveis do JAH foram alcançados na íntegra. Os dois objetivos restantes têm previsão para serem concluídos ainda no segundo semestre de 2023.
“Orientados pelo lema ‘Se não nós, quem? Se não agora, quando?’, desenvolvemos ações, calendários, atividades, projetos e estratégias que nos levem a cumprir nossa Missão e Visão como empresa até 2025, minimamente. Estamos satisfeitos em apresentar um relatório que demonstra que 98% das ações foram concluídas e que incentivamos 100% das lojas franqueadas a adotarem uma visão de diversidade em relação a raça, gênero, escolaridade, idade e outros fatores, promovendo estímulo e combate à descriminalização”, afirma Mauro Kaluf, Diretor de Desenvolvimento Humano, Social e Sustentabilidade do JAH.
Principais ações e indicativos
Nos últimos 2 anos, o JAH tornou-se signatário do Pacto de Integridade e Anticorrupção do Instituto Ethos e associou-se ao Pacto Global da ONU, em duas frentes, a dos 17 Objetivos de Sustentabilidade e a do Movimento de Transparência 100%. Esse marco levou o JAH a cumprir indicadores importantes de sua Carta de Princípios Sustentáveis.
O JAH tem sido um agente ativo em diversas iniciativas de sustentabilidade, comprometido com práticas responsáveis em toda a cadeia produtiva. Desde o controle rigoroso da produção de açaí, que é realizado por meio de produtores e fornecedores criteriosamente selecionados, garantindo rastreabilidade, cultivo sustentável e coletas dentro das normas legais, até o uso de certificados de fornecedores que aderem a princípios fundamentais para o uso de Copos Biodegradáveis e Compostáveis, e o uso de Madeiras Certificadas e legais para o mobiliário das lojas.
A empresa também tem se dedicado à gestão sustentável, promovendo ações através do UNIVERSIJAH – uma plataforma de conteúdo criada pelo JAH para seus franqueados e funcionários – onde são estabelecidas parcerias com reconhecidas instituições do mercado, visando a troca de conhecimentos entre as plataformas. Em apenas 24 meses, a UNIVERSIJAH registrou 2.719 views dos cursos oferecidos para o público envolvido. Também está disponível na plataforma um guia para a compostagem caseira de resíduos orgânicos em baldes de 7 litros, que são reutilizados de produtos da marca. E as embalagens que utiliza para servir os produtos são feitas com materiais recicláveis e parcialmente biodegradáveis.
No primeiro semestre de 2022, a JAH Açaí deu um passo importante em sua busca por energias mais limpas, ao estabelecer uma parceria com a empresa LEMON para adquirir Energia Limpa proveniente de Usinas de Energia Solar em sua fábrica de Belo Horizonte (MG). Esse compromisso resultou em uma economia de 6.083 Kg de emissões de CO2 na cidade, equivalente ao plantio de 197 árvores em 2022. Além disso, a empresa também realizou investimentos próprios na instalação de Painéis de Geração de Energia Solar em sua fábrica de Sorocaba (SP), o que permitiu economizar 7.321 Kg de emissões de CO2, equivalente ao plantio de 212 árvores em 2022. “Importante ressaltar que em nenhum dos processos de refrigeração ou fabricação de produtos são utilizados geradores de GEE (Gases de Efeito Estufa), reforçando o nosso compromisso com a sustentabilidade”, pontua Kaluf.
Desde janeiro de 2023, o JAH vem conquistando mensalmente o Certificado CleanWay REDD+, que reconhece o compromisso da marca com a preservação do meio ambiente, por meio da neutralização de emissões de carbono da frota de caminhões, que viajam por 15 estados no país, distribuindo produtos às unidades franqueadas. Em parceria com a Verra, segunda maior auditoria mundial em créditos de carbono, a marca já compensou mais de 60 toneladas de CO2, em quase 495 mil km rodados, nos primeiros seis meses de 2023, e mais de 400 árvores plantadas. “Um crédito de carbono equivale à redução de uma tonelada de gases de efeito estufa na atmosfera, um saldo importante para a manutenção da preservação do planeta”, explica Kaluf.
Além disso, o JAH é marca parceira da Polén, startup especialista na Gestão de Créditos de Logística Reversa, que garante a compensação de toda a massa de rejeitos gerados pelo JAH e seus franqueados ao longo de 2022, garantindo o reaproveitamento ou descarte correto de produtos utilizados em toda a rede, desde baldes plásticos até colheres e potes utilizados nas unidades, que somam mais de 66 toneladas de rejeitos gerados naquele ano. “Desta forma, buscamos facilitar os futuros processos de renovação de licenças ambientais, além de estarmos reduzindo a zero nossas emissões, sempre em conformidade com a lei”, finaliza o Diretor de Desenvolvimento Humano, Social e Sustentabilidade do JAH.