Reforçando mais uma vez seu compromisso com o meio ambiente, o JAH, franquia de açaí, sorvetes e picolés 100% naturais, acaba de formalizar uma nova parceria para obtenção de certificados de neutralização dos gases de efeito estufa, com objetivo de compensar as emissões de carbono vindas dos veículos da empresa. Com isso, durante o primeiro mês da ação, a franquia já compensou 8 toneladas de carbono, equivalentes aos 39.993 km rodados durante as rotas de entrega em janeiro de 2023.
A compensação é realizada por meio da aposentadoria de crédito de carbono, onde uma área que possui a quantidade de árvores equivalente ao número de gases emitido é reservada, com intuito de neutralizar a emissão dessas substâncias ao longo dos anos, o que é possível por meio do sequestro de carbono da atmosfera, onde o gás é retirado do ambiente e fixado a biomassa da planta.Todo esse processo é supervisionado e auditado pela VERRA, entidade internacional, responsável pela fiscalização das atividades.
De acordo com Mauro Kaluf, diretor das áreas de Desenvolvimento Humano, Social e Sustentabilidade do JAH, o grande objetivo da marca com a ação é perseguir a política de carbono zero. “Como empresa, entendemos a importância de preservar o meio em que vivemos. Pensando nisso, demos início a mais essa iniciativa, com intuito de atender ao objetivo de desenvolvimento sustentável número 13 da ONU, que trata sobre a ação contra a mudança global do clima, um dos assuntos mais discutidos na atualidade, e de grande relevância para redução do aquecimento global”, finaliza o diretor.
Além dessa ação, o JAH promove uma série de iniciativas na área de ESG, como as ações de compra de energia limpa e o uso de painéis solares, que fazem parte da Carta de Princípios Sustentáveis do JAH – 2025, com 28 objetivos quantificáveis para ações até 2025, que segue os Objetivos de Sustentabilidade da ONU. As ações contemplam os 7 pilares classificados pela organização: natureza, carbono, saúde, emprego, parcerias, diálogo e gestão.