Segundo a Associação Portuguesa de Franchising (APF), o franchising já representa 8,3% do PIB nacional, consolidando-se como um dos pilares da economia do país. Nesse contexto, a rede brasileira Itália no Box dá mais um passo em sua expansão internacional com a inauguração de duas unidades em Portugal: a primeira em Viseu, no dia 19 de setembro e a segunda em Aveiro, em 3 de outubro, ambas já no formato de gestão compartilhada.
O modelo, inédito no setor de alimentação, permite que investidores aportem cerca de R$ 150 mil para se tornarem sócios de uma unidade sem precisar se envolver na operação diária. Toda a gestão — da montagem da loja ao marketing — é conduzida pela franqueadora, enquanto os investidores recebem mensalmente uma porcentagem do faturamento bruto, com possibilidade de rendimento em euro, garantindo previsibilidade e segurança.
Para os sócios da marca, trata-se de uma forma de democratizar o acesso ao franchising internacional e responder à demanda de brasileiros que desejam diversificar sua renda sem abrir mão de suas atividades no Brasil. “Esse é um modelo pensado para quem busca empreender de maneira inteligente, em um mercado maduro como o europeu, mas com gestão totalmente profissionalizada”, afirma Débora Alberti, cofundadora da Itália no Box.
O entusiasmo também é compartilhado pelos investidores. “Estamos muito confiantes com esse investimento em Portugal. A possibilidade de participar de um negócio consolidado, com gestão profissional e rendimento em euro, abre novas perspectivas para nós e traz a segurança de investir em um setor com demanda constante”, destaca Flavio Tajra, franqueado do Piaui e agora investiu na modalidade de Gestão Compartilhada.
Com as inaugurações em Viseu e Aveiro, a rede reforça sua presença no mercado europeu e se posiciona como uma das pioneiras a alinhar expansão, flexibilidade e novas tendências de investimento no mercado de franquias.






