Segundo o Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – o pagamento do 13º deve injetar R$ 211,2 bilhões de reais na economia brasileira até o final deste ano. Essa quantia equivale a cerca de 3% do PIB do país.
Cerca de 84,5 milhões de brasileiros receberão o rendimento adicional e para muitos esse dinheiro extra pode ser o empurrãozinho necessário para investir no próprio negócio. Com isso, as redes de franquias começaram a enxergar nesse público um grande potencial de expansão, como no caso da Ahoba Viagens.
No mercado desde 2013 e no franchising desde 2015, a rede já possui mais de 200 franqueados e milhares de pacotes turísticos comercializados. A empresa conta com modelo de negócio que pode ser operado de casa com um investimento inicial de R$ 3.950,00 que pode ter seu pagamento parcelado em até 10 vezes no cartão de crédito.
Para Cláudia Del Valle, diretora executiva da Ahoba, o maior diferencial da rede é poder capacitar pessoas comuns a se tornarem consultores de viagens, segmento que cresce constantemente no mercado. A empresa disponibiliza aos seus franqueados cursos para capacitação, que os tornam hábeis a exercer a consultoria completa de viagens, já incluso no valor da franquia.
“Nosso objetivo é incentivar o empreendedorismo, ajudando pessoas que estejam fora do mercado (ou que desejem recomeçar profissionalmente independente de sua faixa etária) a se tornarem consultores aptos a venderem sonhos.”, comenta.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising, no primeiro semestre desse ano, o setor de franquias de turismo e hotelaria cresceu cerca de 14,6%. Claudia acredita que esse crescimento se deve ao fato de que as pessoas estão preferindo viajar à adquirir bens materiais. Só neste ano, a rede teve uma expansão de 10% e a expectativa para o próximo ano é de 25%.