Empreender com pouco dinheiro pode ser a solução para quem sonha com o próprio negócio e não possui um valor alto para investir inicialmente. Pode até parecer uma realidade distante, mas existem alternativas acessíveis no setor de franquias, que são a oportunidade para esse investidor.
As vantagens de utilizar o sistema de franquias são melhores do que as de um negócio independente: uma franquia não começa do zero, ou seja, o investidor conta com a credibilidade de um nome conhecido no mercado, tem apoio em todas as fases de implantação e um plano de negócio pronto.
Engana-se ainda quem pensa que o sucesso de um negócio só é alcançado em capitais. A realidade de muitos brasileiros são as cidades pequenas. As cidades do interior vêm ganhando cada vez mais força quando o assunto é expansão de marcas no franchising. O custo de vida baixo, atrelado a ambientes mais seguros que dos grandes centros têm influenciado os empresários a expandirem os negócios fora do eixo Rio-São Paulo.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que cerca de 68% dos municípios possuem menos de 20 mil habitantes. Existem várias opções de empresas e comércios que podem apresentar resultados lucrativos, mesmo longe dos grandes centros. Com o objetivo de atender o pequeno e médio varejo, restaurantes e prestadores de serviços, a Gigatron Franchising, rede especializada em software de gestão, trabalha com modelos de negócios com soluções eficientes e de baixo custo. Os valores de investimentos vão de R$ 2.500 a R$ 10.500.
Modelos de negócios
A Gigatron Franchising é uma franquia que trabalha com a implantação de softwares e tem o objetivo de melhorar os processos de gestão e auxiliar na administração de uma empresa. “Vendemos produtos e serviços focados em automação comercial. São programas de gestão de vendas, de estoque e financeiro, entre outros”, explica Victor Ruiz, diretor comercial da Gigatron Franchising. Criada em 1998, em Birigui (SP), a empresa entrou para o franchising em 2012. Atualmente soma 62 unidades espalhadas por 12 estados brasileiros.
A rede se destaca pela inovação e qualidade de seus produtos e serviços dentro da área de Tecnologia da Informação. Com o uso de uma metodologia própria, é com foco em cidades pequenas que a rede desenvolveu plano de expansão denominado “Plano Habitacional” para deixar as cidades menores mais competitivas, em função do baixo valor de possíveis clientes.
Nessa modalidade, as unidades possuem custo fixo administrativo e licenças ilimitadas dos softwares GigaERP e GigaChef para os clientes na mesma cidade de atuação da franquia. Sendo assim, no valor que ele vender o produto para o cliente final, não há repasse para a franqueadora, gerando maior faturamento ao franqueado. Nesse modelo o franqueado atua home office, tendo a possibilidade de conciliar o trabalho da franquia com outro emprego, inclusive atuando aos finais de semana e horários alternativos.
O modelo fez com que a taxa de franquia caísse de R$ 10 mil para R$ 2 mil. Além disso, a franquia não tem o custo pela licença, deixando o negócio com maior capacidade de escalabilidade em função do alto volume de possíveis clientes.
A modalidade home office, já com desconto, exige investimento de R$2.500, incluindo taxa de franquia e capital de giro. O lucro líquido é de R$3.500; taxa de retorno de investimento previsto entre 1 e 12 meses; não cobra taxa de royalties e ainda possibilita ao franqueado atuar de acordo com seus próprios horários.
No Plano Software Premium a taxa de franquia é de R$ 10 mil, valor pode ser parcelado em até cinco vezes pelo boleto bancário, sem juros. A instalação é a partir de R$ 500,00 e o capital de giro R$ 250. Não há cobrança de royalties e a taxa de administração é de 40% do salário mínimo. O retorno do investimento varia de 1 a 12 meses. O trabalho pode ser home office ou loja física.
Um dos principais diferenciais da franquia Gigatron está no modelo de ganho, onde o franqueado tem total autonomia no preço que ele vai praticar com o cliente final, além de ter várias soluções que atendem diversos segmentos do pequeno e médio varejo, restaurantes e prestadores de serviço.
Ao oferecer um serviço de tecnologia ao mercado, na maioria das vezes, o ganho é recorrente, visto que se vende um produto, um software por exemplo, e cobra-se mensalmente a manutenção e atualização do mesmo.
A força econômica do franchising
As franquias ganham força em todo o cenário nacional. O setor é considerado um dos mais seguros do Brasil e tem contribuído muito para a retomada econômica do país. Dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que no ano passado, as redes no país faturaram 10,7% a mais do que em 2020. Segundo a ABF, a arrecadação total foi de R$ 185 bilhões em 2021. E a expectativa para 2022 é chegar a R$ 201 bilhões.
Entre as vantagens de se investir numa franquia estão o fato de que o franqueado poderá aproveitar a vantagem competitiva de seu franqueador, que já testou seus produtos e marca no mercado. Além disso, tem a expansão planejada e conhece o perfil dos clientes. O franqueador também possui informações relevantes com relação ao processo de melhor produzir e/ou vender e às estratégias da concorrência.
E, claro, o reconhecimento da marca é o fator que faz a diferença, especialmente em regiões com menos habitantes, que podem não ter acesso ao produto em seu dia a dia. Dessa forma, além de atrair clientes com a popularidade da franquia, também é uma forma de atender novas demandas e ter bons rendimentos.
Importância do acompanhamento da rede
Aprender mais sobre seu produto ou serviço faz parte do processo de desenvolvimento da marca, e estar alinhado com a franqueadora, falar a mesma língua ajuda não somente estar inteirado como também prepara os franqueados para enfrentar as possíveis adversidades que possam ocorrer.
No caso da Gigatron, o franqueado que trabalha com oferta de tecnologia conta com o apoio da rede, fator essencial para estreitar o relacionamento com a própria franqueadora e com o cliente final. Uma vez que o empreendedor entende essa importância de estar munido de ajuda, consequentemente toda a estrutura trará bons frutos, dando a ele uma grande vantagem sobre os demais negócios do ramo que não aderem esse tipo acompanhamento.
“É um processo a 4 mãos, no qual ficamos o mais próximo e conectados com o franqueado, com isso, ele consegue acessar um canal de comunicação rapidamente, além de toda a estrutura de treinamentos e consultoria”, explana Victor.
Esse acompanhamento antes e depois da implantação tem como foco qualificar o franqueado para corresponder a todas as demandas do mercado, gerando eficiência e qualidade, pois ele é o responsável por dar continuidade aos produtos e serviços prestados pela marca. Com os canais de comunicação, essa parceria funciona como fonte motivacional para gerar um controle de qualidade, possibilidades de expansão e sucesso do franqueado.