O mercado de franquias no Brasil consolidou seu papel de destaque na economia, registrando um crescimento expressivo de 13,8% e alcançando um faturamento de R$ 240,6 bilhões em seu último relatório. Esse desempenho reflete a retomada do consumo, o avanço na digitalização dos negócios e a diversificação de formatos de operação. Além disso, o setor empregou diretamente 1,7 milhão de pessoas, uma alta de 7,1% em relação ao ano anterior.
Dentro desse contexto, São Paulo, principal polo de franquias no país, segue liderando a expansão, impulsionada pela abertura de novas unidades.
Um exemplo disso é a empreitada de dois sócios, William Shaw e Felipe Vicente, que decidiram investir em uma rede de alimentação saudável, a Bio Mundo, abrindo unidades na Vila Olímpia e em Indaiatuba.
William, 60 anos, administrador de empresas com MBA em Administração Financeira pela FGV. Com mais de 20 anos de experiência no varejo, trabalhando em grandes empresas como Unilever e Coca-Cola, ele decidiu ingressar em um novo desafio, após vender sua padaria artesanal e mergulhar no setor de alimentação saudável.
Felipe, 46 anos, também tem uma trajetória sólida no mundo corporativo, formado como analista de sistemas e com 17 anos de experiência em desenvolvimento de soluções tecnológicas. Desde 2022, Felipe passou a atuar como sócio em uma farmácia de manipulação, o que ampliou ainda mais sua visão empreendedora.
A decisão de investir no setor surgiu após ambos conhecerem a marca e se encantarem com a proposta de promover saúde e bem-estar por meio de produtos naturais. O foco em oferecer uma experiência de qualidade ao cliente e o compromisso com a saúde são os principais atrativos que uniram os dois empresários. Além disso, o mercado crescente de produtos naturais e a demanda por um estilo de vida saudável foram fatores que consolidaram a escolha.
A primeira unidade foi na cidade de Indaiatuba visando capturar a oportunidade do público que busca uma vida saudável no interior de São Paulo. A segunda franquia dessa sociedade foi no bairro da Vila Olímpia, um local nobre em São Paulo que, devido ao seu perfil comercial e residencial, se apresenta como uma excelente oportunidade para o setor de franquias de saúde e bem-estar. As duas unidades foram abertas com um intervalo de apenas três meses entre si.
O setor de franquias segue crescendo no Brasil, com uma taxa de abertura de novas unidades que cresceu 17,3%, enquanto o fechamento caiu para 5,9%.
Em 2025 o objetivo será consolidar as operações dessas duas unidades, que possuem dinâmicas distintas – uma em shopping e outra em loja de rua – e trabalhar na excelência dos serviços oferecidos. A experiência no mercado corporativo de ambos será fundamental para otimizar a gestão e garantir o sucesso da rede.
A expansão do setor de franquias, especialmente no segmento de alimentação saudável, está em sintonia com a tendência crescente de um público mais consciente e preocupado com o bem-estar. O crescimento contínuo de novas unidades e o compromisso com a qualidade são fatores que fazem do franchising uma das opções mais promissoras para empreendedores no Brasil.