Conforme o levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar foi o segundo com o maior aumento em sua receita durante o 3º trimestre de 2023, comparado com o mesmo período de 2022. A pesquisa aponta que o crescimento no faturamento foi de 13,7%.
A ABF ainda ressalta que a alta no setor foi por conta do aumento na quantidade de redes, operações e um expressivo crescimento do faturamento médio por unidade. Além disso, o setor foi beneficiado pela alta procura de cuidados das pessoas com sua saúde, em destaque para o nicho óptico.
Balanço de 2023
Uma das franquias que acompanhou esse movimento de crescimento e também gerou uma alta em 2023 foi a marca Instituto Visão Solidária (IVS) – rede do segmento óptico – que iniciou o ano passado com oito unidades e encerrou o período com 44 lojas.
“No compilado total, tratando-se de lojas, esse crescimento foi de 500% em toda a rede. Já quando falamos sobre faturamento, a receita total foi de mais de R$ 17 milhões”, comenta o fundador e diretor executivo do Instituto Visão Solidária, Tony Cozendey.
Expectativas para 2024
A franquia do segmento óptico encerrou o ano de 2023 presente em 13 estados, sendo em Alagoas, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
“Pretendemos alcançar todos os estados e temos como meta chegar a marca de 150 unidades comercializadas e gerar um faturamento total de R$ 65 milhões ao final de 2024. Além disso, nove unidades vendidas serão inauguradas no primeiro trimestre do próximo ano”, detalha Tony.
Para este ano, Cozendey afirma que a franquia disponibilizará aos franqueados e colaboradores algumas mentorias e treinamentos constantes, oferecendo conhecimento com a finalidade de gerar autoridade e sabedoria na experiência de compra do cliente. “O propósito da rede permanece sendo o de democratizar o uso dos óculos, com qualidade e preço justo”, completa.
Modelo de negócio
A franquia Instituto Visão Solidária conta com um mix amplo e segmentado em armações receituários exclusivas e de marca própria, tanto masculinas quanto femininas, para adultos e crianças, óculos solares, além de todos os formatos de lentes no mercado, unifocais, bifocais, multifocais, tratamentos antirreflexo e fotossensíveis.
Tony enfatiza que a ideia central da marca é ser uma empresa que se diferencie das óticas tradicionais, através do modelo diferenciado e inovador. Hoje o carro-chefe da empresa são os óculos de grau que representam 80% das peças comercializadas. As armações são vendidas com valor único de R$ 49,99, enquanto os óculos de sol são encontrados a partir de R$ 79,99.
Para empreender no negócio é necessário investimento inicial a partir de R$ 180 mil (incluso taxa de franquia, gastos com instalação e equipamentos e capital de giro). Esse valor é referente a uma loja de 30 m². O valor pode aumentar de acordo com as características e tamanho do imóvel a ser locado.
“O faturamento é muito atrativo onde é possível alcançar entre R$ 60 mil a R$ 150 mil por mês, conforme o desempenho do franqueado. Já o lucro líquido mensal é estimado entre 20% e 30% sobre o faturamento, com retorno previsto do investimento entre 13 a 18 meses. O modelo de negócio da franquia IVS é ideal para cidades acima de 10 mil habitantes”, finaliza Tony.