O número de crianças e adolescentes com problemas de visão tem aumentado constantemente nos últimos. Um dos motivos para esse acontecimento é a alta no uso de telas.
Um estudo realizado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), alertou para o avanço dos casos de miopia entre crianças e adolescentes. De acordo com o conselho, a taxa de progressão desse distúrbio visual cresceu em 70% dos pacientes de 0 a 19 anos a partir de 2020.
Através desse aumento de deficiência visual nas crianças, muitas que não possuem condições de comprar óculos, acabam desistindo de suas atividades escolares, interrompendo uma etapa fundamental da vida.
O MEC (Ministério da Educação), identificou que cerca de 23% dos casos de abandono escolar estão relacionados a problemas de visão. Erros de refração não corrigidos, como miopia, astigmatismo e hipermetropia, são as principais causas de deficiências visuais em crianças com idades escolares, tanto no Brasil quanto no mundo.
Visualizando esse cenário, a marca Instituto Visão Solidária (IVS) – rede de franquias do segmento óptico – que já nasceu com o propósito de democratizar o acesso aos óculos, oferecendo produtos de qualidade com um preço acessível, lançou uma campanha para doar o item para crianças em vulnerabilidade social.
“O projeto que foi denominado de ‘Criança de Visão’ tem o objetivo de impactar cerca de 80 mil crianças e com a meta de doar 20 mil óculos. Além disso, vamos gerar envolvimento da comunidade escolar e resultados positivos que serão percebidos na educação e no bem-estar das crianças beneficiadas”, detalha o fundador e diretor executivo do IVS, Tony Cozendey.
Desenvolvimento pessoal
A missão do projeto do IVS é de promover um impacto positivo e significativo em diversos aspectos da vida dessas crianças, para que elas tenham um desenvolvimento pessoal adequado e de qualidade.
“O principal objetivo do projeto ‘Criança de Visão’ é corrigir deficiências visuais em crianças menos favorecidas. Como o próprio MEC alertou, os problemas de visão são uma das principais razões para a evasão escolar. Distúrbios oculares não tratados em crianças da educação básica podem causar prejuízos significativos”, comenta Cozendey.
Objetivos
A campanha que, além do objetivo principal de doar óculos para as crianças que necessitam, também terá outros objetivos com a finalidade de ressaltar esse grande problema na sociedade, como:
– Identificar e atender crianças em idade escolar com problemas de visão em comunidades carentes;
– Proporcionar óculos de qualidade a cada criança diagnosticada com necessidade visual;
– Integrar a comunidade escolar, professores, pais e profissionais de saúde no processo de identificação e acompanhamento das necessidades visuais das crianças;
– Sensibilizar a sociedade sobre a importância da saúde visual infantil.
Parcerias para gerar impacto social
O IVS irá envolver todas as suas unidades franqueadas, que estão espalhadas por 13 estados brasileiros, na campanha “Criança de Visão”. A marca indica que, em média, cada franqueado contribua com a doação de cinco óculos por mês, totalizando 60 óculos por ano.
“Essa colaboração dos nossos franqueados será essencial para alcançar a meta de 20 mil pares de óculos. Também aconselhamos que cada um busque por clínicas locais, apresente o projeto para ressaltar o impacto social, buscando negociar consultas gratuitas para as crianças”, conta Tony.
O diretor executivo do IVS também enfatiza pelas parcerias com colégios em áreas periféricas, pois, explorar colaborações com escolas nessas localidades pode ser uma maneira eficaz de alcançar um grande número de crianças. “É importante buscar a colaboração com a polícia militar, associações, ONGs e igrejas, para estabelecer parcerias com organizações locais, poder ampliar nosso alcance e fortalecer o impacto que desejamos obter”, finaliza.