Mesmo com um cenário de incertezas econômicas, o Instituto Gourmet, maior rede de franquias de cursos profissionalizantes na área da gastronomia, está com 5 inaugurações marcadas para o mês de outubro nas regiões nordeste e sudeste do país.
“É satisfatório demais acompanhar o crescimento e a relevância da nossa marca no cenário atual no qual muitas empresas infelizmente tiveram impactos negativos e não conseguiram manter suas operações. Nós não tivemos nenhuma operação fechada por conta dos reflexos da pandemia, todas foram mantidas performando e obtendo lucro”, comenta Glaucio Athayde, sócio diretor da rede.
Durante o período de isolamento social a rede precisou de adaptar ao novo cenário, implementando o ensino híbrido em suas unidades. “Criamos estratégias para se adaptar à situação, compreender as necessidades do mercado, dos nossos franqueados e alunos. Nos reinventamos, implementamos ações de fortalecimento de marca e exploramos ao máximo a nossa comunicação nas mídias”, informa.
As novas unidades serão localizadas em Americana e Atibaia, São Paulo, Volta Redonda no Rio de Janeiro, Fortaleza no Ceará e João Pessoa na Paraíba. “Durante as inaugurações as unidades farão workshops de brigadeiro gourmet, bolo no pote e massas frescas, sempre respeitando os protocolos”, pontua.
Apostando no aluno empreendedor, o Instituto Gourmet foi fundado em 2014 por Lucilaine Lima e Robson Fejoli. Em 2015 com a entrada do sócio Glaucio Athayde, formataram e testaram o modelo de negócio para o franchising. A expansão da rede começou 2017 e desde então segue em constante crescimento e, em 2019, obteve um faturamento de R$ 45 milhões e no início de 2020, a marca anunciou a sociedade com a holding SMZTO.
Com um ano de sociedade a rede obteve um crescimento de 40% mesmo diante da pandemia, atingindo assim, um faturamento de mais de R$ 60 milhões. Para esse ano, a rede tem como principal meta estruturar novos cursos e desenvolver uma nova plataforma de treinamentos, além de focar na expansão da marca na região sudeste.
“Com as adversidades do ano passado, ficou claro a importância de conhecimento profissional, e nosso método de ensino focando no aluno empreendedor é uma ótima oportunidade de transformação de vida”, comenta Robson Fejoli, sócio diretor.
A meta deste ano e atingir o faturamento de mais de R$ 100 milhões e em três anos atingir a casa das 300 unidades comercializadas em todos os Estados Brasileiros.