Como tornar o trabalho do time mais colaborativo, unido, com objetivos comuns, compartilhando informações e conhecimentos? Pensando nessa pergunta, o Instituto Gourmet – marca líder em empreendedorismo gastronômico no Brasil – implantou soluções de Team Building na gastronomia para focar no desenvolvimento e consolidação de time para estimular a criatividade, alta produtividade e felicidade de seus colaboradores.
O Team Building é um conjunto de técnicas e atividades utilizadas para fortalecer as relações entre pessoas de um mesmo grupo ou equipe. Um dos seus propósitos é tornar o trabalho do time mais colaborativo, coeso e com objetivos comuns, compartilhando informações e conhecimentos.
Com conversas sobre como funciona e os benefícios do treinamento que une ferramentas de gastronomia e de gestão de pessoas, o Instituto Gourmet promove a integração entre a culinária, que é a arte de preparar alimentos, com as habilidades essenciais (liderança, comunicação, cooperação e gerenciamento de recursos e conflitos). O objetivo é melhorar as relações para desenvolver uma equipe de alta performance, aumentando os resultados e desenvolvendo a cultura corporativa.
Uma pesquisa realizada pela Sodexo mostra que esse cenário positivo gera um aumento de 86% na produtividade, em média, e 70% da rentabilidade do trabalho. Segundo a gerente de expansão Patricia Rocha, o gerente pedagógico e chef Leonardo Esteves dividiu os participantes em times em uma sala de aula, em cozinhas do Instituto Gourmet, com cardápios elaborados em Ebooks e opções direcionadas nas dinâmicas para a entrega de um diagnóstico completo da equipe. “Apostamos na prática da gastronomia, um dos temas de grande destaque no Brasil, pois todo processo culinário é um microambiente de trabalho organizacional, onde trocamos experiências e aprendizado”, explica Patrícia.
Para Pedro Dupas, participante do Team Building da rede, a questão de unir a culinária à gastronomia com um trabalho corporativo fez toda a diferença para que o dia fosse divertido e mais produtivo. “Nos faz mudar o convívio com as pessoas da empresa, reforça o espírito colaborativo e o espírito de confiança do que fazemos todos os dias”, finaliza.