Um dos maiores programas de empreendedorismo da TV está de volta. Exibido pela Rede TV, o Shark Tank Brasil estreou sua sexta temporada na TV aberta em maio. Apresentado por Felipe Titto, a edição contará com 13 episódios e conteúdos exclusivos.
Os tubarões dessa temporada são os empresários: Caito Maia, fundador da Chilli Beans; Camila Farani, um dos maiores nomes em investimento-anjo do Brasil; Carol Paiffer, CEO da Atom S/A, a maior empresa de traders da América Latina; João Appolinário, fundador da Polishop e José Carlos Semenzato, especialista em franquias, fundador do Grupo de Investimento SMZTO e sócio de empresas como Instituto Gourmet Brasil.
O Grupo de Investimento SMZTO é uma das marcas patrocinadoras do programa e, com isso, sabendo da importância do programa para os empreendedores do país, a maior rede franquias de ensino profissionalizante em gastronomia, Instituto Gourmet Brasil, estará presente no merchandising. A estratégia chega para agregar posicionamento de marca e visibilidade, ampliando a receita dos franqueados.
“Participar de um programa como esse é extremamente importante para a marca, o Shark Tank é um programa voltado para empreendedores e esse é o público que queremos atingir”, comenta Patrícia Rocha, gerente de expansão da marca.
Apostando no aluno empreendedor, o Instituto Gourmet foi fundado em 2014 por Lucilaine Lima e Robson Fejoli. Em 2015 com a entrada do sócio Glaucio Athayde, formataram e testaram o modelo de negócio para o franchising. A expansão da rede começou 2017 e desde então segue em constante crescimento e, no início de 2020, a marca anunciou a sociedade com a holding SMZTO.
Hoje são mais de 150 unidades em funcionamento e mais de 90 mil alunos já passaram pela rede, que recentemente atingiu o faturamento de R$ 90 milhões. Para investir no modelo Slim é preciso investir R$ 220 mil, o faturamento médio é de R$ 54 mil, com lucratividade de 30% e o prazo de retorno é de 24 meses, já no modelo Select é necessário investir a partir de R$ 322mil, o faturamento médio é de R$ 90 mil, com uma lucratividade de 25% a 35% e o prazo de retorno é de 20 meses. Já no modelo Premium o investidor desembolsa R$ 391 mil, o faturamento médio é de R$ 110 mil, lucratividade de 25% a 35% e o prazo de retorno é de 19 meses.