O Instituto Ana Hickmann – rede de escolas profissionalizantes nas áreas da Beleza, Fotografia e Moda Sustentável – anuncia seu plano de expansão para Minas Gerais. Em um ano, a franquia prevê a abertura de oito unidades em cidades de médio de grande porte, como Montes Claros, Governador Valadares, Juiz de Fora, Pouso Alegre, Uberlândia, dentre outras.
De acordo com Adélia Miranda, master franqueada da região, estima-se a geração de 70 novos empregos no estado por meio das novas unidades. O Instituto Ana Hickmann já possui 24 franquias pelo país, duas delas no estado: em Contagem e em Belo Horizonte – esta última com capacidade para 900 alunos.
“A franquia apresenta um modelo de negócio rentável para o franqueado. Em um ano de operação, pode-se atingir o faturamento de R$ 1,2 milhão”, comenta.
Segundo Sidney Eduardo Kalaes, sócio da marca e presidente do Grupo Kalaes, holding de franquias multissetoriais, os cursos profissionalizantes ajudam a movimentar a economia da região. “Eles oferecem às pessoas a oportunidade de terem uma nova profissão, uma renda extra ou se tornarem donos do próprio negócio”, conta.
Em recente pesquisa realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor já apresenta rápida recuperação da crise gerada pela pandemia. De todos os segmentos, o de Serviços Educacionais foi o terceiro que menos sentiu os efeitos do isolamento social: em julho, uma perda de 12% do faturamento em relação ao ano passado.
10 cursos: aulas dinâmicas
Atualmente, a rede oferece os cursos de barbearia, fotografia, design de sobrancelhas, gestão de salão, manicure e pedicure, unhas decoradas, maquiagem, cabeleireiro, moda sustentável e embelezamento do olhar.
Todos os cursos do Instituto Ana Hickmann envolvem parte prática e teórica e contam com turmas de até 20 alunos – para garantir aulas dinâmicas. Ao final dos estudos, o estudante deve realizar um trabalho de conclusão de curso (TCC) como nas faculdades, e então recebe o certificado de formação profissional reconhecido em todo o país.
O aluno também é incentivado e apoiado desde o início de sua formação. Os estudantes que mais se destacam são indicados para o Programa de Encaminhamento ao Mercado de Trabalho, e a instituição oferece cursos complementares extracurriculares como “Marketing Pessoal” e “Pronto para uma entrevista de trabalho”, ambos sem custos.
Outros investimentos são voltados aos colaboradores do Instituto, como o Programa de Orientação Pedagógica (POP) para coordenadores pedagógicos, com o intuito de promover uma gestão profissional de excelência, e o Programa de Formação de Instrutores (PFI), para mantê-los atualizados com as melhores práticas de ensino.
Para ser proprietário de uma franquia, o investimento varia entre 150 a mil a 280 mil, e o prazo de retorno estipulado é de 18 a 24 meses.