Inspirada em multinacionais, Love Gifts implementa Venda Direta em suas unidades

Segundo o fundador da marca, uma unidade com 5 a 10 revendedores, consegue aumentar o faturamento até 30%

Dentre todos os objetivos ao criar a Love Gifts, Fábio Farias, focou principalmente em dois: oferecer para o consumidor diversas opções de presentes e decoração criativa com estilo próprio e investir em novidades para modernização e crescimento da marca.

A primeira loja da rede foi inaugurada em 2014, em Campina Grande, cidade natal do fundador, e logo se expandiu pelo Brasil. Com oito anos no mercado a marca vem se consolidando e expandindo mesmo diante a crise. “Ano passado foi um ano desafiador, mas ainda assim tivemos um crescimento de 137%, conseguimos vencer a crise que infelizmente fechou diversos negócios e nos fortalecemos como marca”, comenta o CEO da Love Gifts.

Foi durante a pandemia, que o empresário percebeu uma lacuna no mercado e criou o modelo homebased. “Nesse modelo, o franqueado vai atuar exclusivamente com delivery local e regional e com nossos produtos próprios, vendendo produtos através das redes sociais – como Instagram, Whatsapp e até mesmo o Mercado Livre”, pontua.

Para manter o ritmo de expansão a marca também anunciou recentemente o modelo de negócio Store in Store. Esse “novo” modelo de negócio vem ganhando destaque por suas principais características: otimização, colaboração, melhor aproveitamento de espaço, além da redução de custos operacionais e ganho de escala.

Agora, focando no faturamento de suas unidades, a marca aposta nas vendas diretas, um método de distribuição e vendas que utiliza o trabalho de vendedores independentes, autônomos e/ou freelancers para realizar a comercialização de produtos. Essa novidade, será um canal de vendas direta para o franqueado, não para a franqueadora.

“Nosso franqueado, vai poder dar a oportunidade para as pessoas que estão desempregadas ou que já atuam com venda direta, se tornarem revendedoras Love Gifts”, informa. Fábio explica que a franqueadora dará todo o suporte necessário para esse vendedor. “Nós montamos um catálogo digital, onde o revendedor terá acesso a todos os nossos produtos”. Segundo ele, a comissão varia de 15% a 20% do que é vendido.

Além do catálogo, toda a rede está sendo treinada para que passem a diante os métodos de vendas adotados pela marca. A ideia de adotar essa modalidade surgiu depois de muito estudo. “Com a venda direta, entendemos que o franqueado pode investir menos em mídia digital para atrair o consumidor, uma vez que a loja seguirá sendo divulgada”.

Para se destacar, a rede criou a Mala da Love Gifts, onde o revendedor pode trabalhar com o produto em mãos, o que facilita na comercialização. Hoje, a Love Gifts já possui 3 unidades operando com a modalidade e a expectativa da rede é que com a chegada do dia dos pais, cerca de mais 20 unidades ingresse também.

“Nosso principal objetivo com essa novidade é reforçar o posicionamento da marca perante as demais empresas. Queremos levar a Love para mais perto das pessoas e também criar esse canal de venda para meu franqueado. É importante lembrar que a venda direta não atrapalha as vendas das lojas ou do homebased, pois o foco é o consumidor que não está próximo da unidade”, ressalta.

Não há limites para o número de revendedores de uma unidade, porém, o fundador da rede afirma que a partir de 5 revendedores o acréscimo no faturamento pode chegar à R$ 15 mil reais. “Claro que nós sabemos o estilo de loja e o mercado que estamos inseridos, por isso, acredito que o número ideal dependendo da região da unidade é de 5 a 10 revendedores. Dessa forma começamos a buscar uma fatia do mercado que eu sei que é muito forte e muito grande onde conseguiremos fortalecer nosso nome e lutar com grandes nomes do varejo”, finaliza.

Hoje, a Love Gifts possui 63 unidades em funcionamento com mais de 2 mil itens a venda, que vão de copos, canecas, bolsas, jogos para casais, almofadas, entre outros. O ticket médio de consumo é de R$100 e a fabricação de um terço desses produtos é feita pela própria rede. Para as vendas online, além das embalagens personalizadas, a rede também investiu no cheirinho oficial da marca, para que todos tenham a mesma sensação de uma experiência em loja física.

Em 2021 a rede ultrapassou a marca dos R$ 9 milhões em faturamento, para esse ano, a expectativa da marca é até o final de 2022 ter 100 lojas em atuação e faturamento de R$ 15 milhões.