Mercado que consagrou grandes players nos últimos anos, o segmento pet deve seguir crescendo a duplo dígito e se transformará ainda mais até a próxima década. Apostando nisso, três grupos empresariais decidiram se unir para estudar e investir em um dos setores que mais cresce no país.
A rede de clínicas veterinárias Pet de TODOS inaugurou a sua franqueadora após a abertura da primeira unidade do empreendimento no Bairro de São Miguel Paulista, na Zona Leste de São Paulo. Lançado à nível nacional, o modelo prevê clínicas próprias que oferecem estrutura de alto nível para os pets, com serviços veterinários, banho e tosa, loja de produtos e exames, além de comercializar o plano de descontos próprio da rede com preços superacessíveis para seus assinantes.
“Nós não nascemos para oferecer serviços. Nós proporcionamos experiências para os tutores e seus pets, e isso atrelado a um preço justo, segurança e confiança. Ser tutor é ser pai e mãe de pet e não basta mais tratá-los como animais, mas sim como membros da família”, diz Cássio Guieiro, um dos cofundadores da rede.
Os planos da rede são ambiciosos e devem romper o território da capital paulista, com a segunda unidade já sendo construída em Belo Horizonte (MG) e a terceira em Campinas (SP). A expectativa do grupo é chegar a mais de 20 lojas em diferentes regiões do Brasil em um ano, criando até 2027 uma das maiores redes da área pet no país e tornando-se um dos players do segmento na América Latina.
Modelo inovador
Com adesão e mensalidade de R$ 24,90, que inclui o cadastro e atendimento a até quatro animais de estimação, entre cães e gatos, os usuários passam a ter acesso a serviços com preços de 30% a 70% menores que os praticados pelos concorrentes em cada região de atuação das franquias.
Com esse diferencial, a empresa deseja cumprir o propósito de tornar-se efetivamente uma marca que viabiliza serviços para tutores de média e baixa renda, a quem a oportunidade de contar com produtos e atendimento na área pet e veterinária, muitas vezes, poderia ser inviável.
Além do preço atrativo – que inclui banho por autosserviço a partir de R$ 9,90, e com tosador a partir de R$ 19,90 –, e o foco em excelência na prestação de atendimento, a marca quer oferecer uma experiência rica, atenciosa e humanizada para os usuários, incluindo até espaços instagramáveis dentro das unidades, para que os clientes levem para a internet a experiência de cuidado com seus pets.
Cada unidade franqueada e clínica terá uma média de 15 a 20 funcionários, sendo de 2 a 3 no corpo clínico, além de equipe de recepção, atendimento e banhistas e tosadores. A unidade irá contar ainda com o modelo de “store in store”, oferecendo uma loja de itens e produtos para pets, como ração, coleiras, brinquedos e outros. Além disso, o modelo de plano irá contemplar descontos em serviços da rede credenciada à marca que incluem drogarias, padarias, estacionamentos e outros, além de parceiros locais, como passeadores, adestradores, hotel para animais e outros estabelecimentos e atividades da rede pet.
Pioneira no modelo de plano de desconto com clínica própria no Brasil, e almejando estar entre os maiores players do mercado pet nacional por meio de uma escalada rápida, a Pet de TODOS espera impactar o segmento, que é tido como promissor no país, com aumento exponencial de lucros recentemente. Dados levantados pelo Instituto Pet Brasil apontam um crescimento de 27% do mercado pet em 2021, setor que fechou o ano com R$ 51,7 bilhões de lucro, consolidando-se como um dos principais mercados pets no mundo.
Embora seja uma empresa independente e uma nova unidade de negócios, originada por seus idealizadores com o propósito de levar inovação a um dos setores que mais cresce no país, a Pet de TODOS surgiu como um projeto subsidiado pela incubadora de negócios do Grupo Cartão de TODOS e replica, no segmento pet, o modelo de prestação de serviços através de plano de descontos, que já é extremamente bem-sucedido e consolidado na área de saúde popular, educação e itens essenciais, por meio do Cartão de TODOS, que existe há 20 anos e atualmente possui mais de 17 milhões de filiados.
Partindo de um estudo de geomarketing, que deverá orientar seu plano de expansão, a Pet de TODOS espera ampliar sua atuação considerando regiões estratégicas para famílias de média e baixa renda, procurando impactá-las através de marketing físico e digital. Levando em conta o alto potencial de crescimento do empreendimento, os grupos empresariais que lançam a iniciativa projetam alcançar um aporte de R$ 10 milhões totais de investimento para a abertura das 20 franquias no prazo de um ano. Para os futuros franqueados, a marca também apresenta indicadores de alta competitividade, demandando aporte inicial 30% menor que em redes de franquias tradicionais, como dos setores de restaurantes, por exemplo, e estimando uma rentabilidade sobre a aplicação inicial com retorno de investimento a partir de 18 meses.