Inovação: microfranquias em carrinhos

A queda no desempenho da economia não significa exatamente que os negócios não podem crescer. Até mesmo pequenos moldes como as microfranquias estão encontrando grandes oportunidades e conseguindo crescer, apesar de seu tamanho reduzido.

Além das tradicionais versões de carrinhos de pipocas, churros e sorvetes, um novo modelo de microfranquia em carrinhos de café é uma das demonstrações de inovação em busca do crescimento.

Franquia Bike Caffe
A franquia Bike Cafeé desenvolveu uma versão muito prática e econômica de quiosque, formado por um carrinho acoplado a uma bicicleta e que comporta uma série de itens fundamentais para a produção. Dentro deste pequeno espaço cabem:

  • Uma máquina para fazer café expresso;
  • Aquecedor de água;
  • Smoothie;
  • Uma Geladeira compacta;
  • Um galão de água potável;
  • Estufa para armazenar e vender salgados e doces;
  • Mini aparador para comportar guardanapo, adoçante, açúcar, canudo, e colheres descartáveis;
  • Toldo com luminárias;
  • Torneira para lavar as mãos;
  • Tomada 110 w para ligar a máquina de café e a geladeira;
  • Cadeiras dobráveis para serem usadas pelos clientes;
  • Placas para cardápio;
  • Nichos para armazenamento de produtos.

Franquia Weely’s
A Wheely’s é outro exemplo de franquia que apostou nesta inovação de vender café em mini quiosques móveis com ajuda de bibicletas. Este modelo de negócio teve origem na Suécia e desde então está se desenvolvendo e se destacando com grande velocidade no mercado.

Um dos grandes diferenciais desta marca é o fato dela inovar ainda mais utilizando um sistema de geração de energia renovável, o que além de tornar o negócio prático, o faz uma opção sustentável.

Com a ajuda de uma placa solar, a energia é captada da luz do sol e armazenada em uma bateria. Esta energia armazenada é o que permite a operação dos equipamentos dentro do mini quiosque e gera uma economia de recursos bem expressiva e mantém o objetivo de neutralizar a emissão de poluentes.

Segundo os criadores da rede, em comparação com grandes marcas de cafeterias, como a Starbucks, onde o consumidor contribui com a emissão de 400g de CO2 para tomar seu café, na Wheely’s Bike, o impacto de emissão de poluentes é igual a zero.

Eles apostam nesta solução prática e sustentável para vender não somente um modelo de microfranquia de venda de café, mas também conectada com um estilo de vida consciente e sustentável.

Esta franquia ainda está muito nova no mercado e não possui distribuidores em outros países, mas vem obtendo tanto sucesso na Suécia que já planeja realizar uma expansão mundial.

Seu modelo atual de mini quiosque custa apenas US$ 3000 e além da estrutura da microfranquia, inclui acessórios personalizados da marca. De acordo com os fundadores, o lucro diário médio, na Suécia, varia entre 100 e 300 dólares.

Vantagens de microfranquias em carrinhos
Se você se interessou por esta praticidade, saiba que apostando em modelos de microfranquias como este poderá contar com muitas vantagens competitivas como:

  • É extremamente compacto
  • Requer baixos investimentos
  • Economia de gastos fixos com pontos comerciais
  • O trabalho pode ser desempenhado sozinho
  • É possível mudar de ponto para acompanhar o fluxo de clientes
  • Facilidade para participar de feiras e eventos
  • Burocracia para funcionamento não é tão complexa quanto outros modelos de franquias
  • Possibilidade de atuar em eventos particulares

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!