Influenciador digital cria franquia de alimentação no conceito pastel de feira e com produtos autorais

Bruno Guedes, criador de conteúdo com mais de 500 mil seguidores, fundou a Pastel Di FÊRA, marca que promove experiência de consumo ao cliente e conta com investimento inicial a partir de R$ 89.900

Acordar cedo, ir em uma feira de rua mais próxima de sua casa, comer aquele pastel frito na hora e beber um caldo de cana, isso lhe parece familiar? Esse movimento acontece e é mantido por milhares de brasileiros até hoje, se tornando tradição em diversas famílias.

Apesar de muitos ligarem o pastel aos povos asiáticos, ele caiu nas graças dos brasileiros, fazendo com que ganhasse o posto de segundo salgado mais consumido no Brasil, ficando atrás apenas da coxinha.

Foi visualizando esse cenário que o empresário e influenciador, Bruno Guedes, que possui a página Dicas no ABC, com mais de 530 mil seguidores, lançou a franquia Pastel Di FÊRA. “A marca surgiu com o objetivo de levar aos consumidores um forte apelo emocional, ou seja, nosso foco é que o cliente tenha uma verdadeira experiência da feira brasileira, com o nosso famoso pastel e bebidas autorais feitas com o caldo de cana”, conta o fundador.

A Pastel Di FÊRA nasceu no fim de 2023, iniciou sua expansão pelo franchising há dois meses e faz parte da holding Hypper Brands. “A ideia surgiu após meu sócio visualizar em uma festa que a barraca de pastel era a que tinha maior fila. Dessa maneira, tínhamos o produto, mas não queríamos que fosse mais uma pastelaria. A partir disso criamos o conceito da feira, com o nome escrito da maneira que os brasileiros pronunciam e levando para o local alguns detalhes que o nosso povo conhece bem, como o cachorro caramelo, pombo e o canarinho”, detalha Bruno.

Produtos autorais

A franquia tem como atrativo, além dos pastéis, a criação de produtos autorais, entre eles está o refrigerante de caldo de cana, mas como eles preferem que seja chamado: o “Vira-Lata”.

“O nome foi criado justamente para aproximar o nosso público do cotidiano, com isso, todos já chegam pedindo pelo ‘Vira-Lata’. Além disso, também temos o ‘Pombo’, que é o nosso milk shake de caldo de cana, o ‘Canarinho’, que é um frozen de caldo de cana, podendo ser alcoólico ou não, e o ‘Flamingo’, um caldo de cana com pitaya”, conta Guedes.

A Pastel Di FÊRA possui mais de 25 sabores de pastel, com os clássicos, premium e doces, com valores partindo de R$ 12. “Também temos como diferencial o rodízio de cana de açúcar e o rodízio de pastel”, completa o fundador da marca.

Franquia 3 em 1

A Pastel Di FÊRA conta com dois modelos de negócios: Pocket e Store. Em ambas é possível trabalhar no salão, delivery e também em eventos, que é onde o franqueado leva uma loja com estrutura modular para qualquer tipo de evento e serve os pastéis como se realmente estivesse em uma feira de rua.

Pocket: esse formato é para área a partir de 12m², e é necessário investimento inicial a partir de R$ 89.900, já incluso a taxa de franquia mais o capital de giro e investimento com instalação e equipamentos. Nesse modelo é possível contar com três colaboradores. O faturamento bruto médio mensal é de R$ 160 mil, com lucro líquido entre 15% a 20% mensal. O retorno do investimento é previsto entre 9 a 18 meses.

Store: esse modelo é uma loja maior, indicado para áreas a partir de 30m². O investimento é a partir de R$ 179.900 mil (incluso a taxa de franquia, capital de giro e investimento com instalação e equipamentos) onde são necessários cinco funcionários. O faturamento médio é de R$ 160 mil mensal, com lucro líquido entre 15% a 20% e prazo de retorno estimado entre 9 a 18 meses.

Suporte ao franqueado

Por ser uma franquia de alimentação, a Pastel Di FÊRA investe alto em seu suporte ao franqueado, para manter a padronização e a qualidade nos alimentos que são servidos.

“Temos algumas camadas de suporte, sendo: o primário que irá tirar as dúvidas do dia a dia; o técnico das áreas financeira, comercial e marketing, onde o franqueado terá acesso a um coach do departamento onde estiver com dificuldades. Também temos a Universidade Di FÊRA, com mais de 40 aulas que ensinam o franqueado a operar sua unidade em todos os aspectos do negócio”, salienta Bruno.

Em relação a tecnologia, a marca oferece ao empreendedor um sistema próprio, onde tem as informações da própria unidade, tira os pedidos de insumos, acompanha o calendário de rede, abre chamados de suporte, baixa materiais de marketing, além de poder solicitar designs exclusivos para sua loja.

“Também existe a questão dos insumos, que são adquiridos com a franqueadora (por padronização) e parte direcionados para compra local (por conta de logística), os fornecedores de todos os serviços passam pelo crivo de qualidade da franqueadora para garantir o padrão da rede”, conta Guedes.

Expansão

Apesar de ter sido lançada há pouco tempo, a Pastel Di FÊRA já conta com mais de 40 mil seguidores no seu Instagram, chamou a atenção de grandes nomes e marcas, como a Brahma, sendo convidada para montar uma loja no Camarote Brahma no carnaval de São Paulo, e do vice-presidente do McDonald’s Brasil.

“Atualmente, temos uma unidade própria em Santo André/SP e seis operações vendidas que estão em implantação, em Recife/PE; Feira de Santana/BA; Mauá/SP; Santo André/SP; São Paulo/SP e Ponta Grossa/PR. A projeção é de vendermos 25 unidades e com 10 implantadas até dezembro deste ano”, finaliza Bruno.