A iGUi WorldWide (IWW) – líder global na fabricação e comercialização de piscinas em poliéster reforçado com fibra de vidro (PRFV) – conquistou pela terceira vez o selo Great Place To Work (GPTW). O certificado reconhece o escritório central da IWW como uma das Melhores Empresas para Trabalhar no mundo, ficando em 4º lugar no ranking Nacional de Pequenas Multinacionais. No total, 1.212 empresas foram elegíveis às inscrições e 891 finalizaram todo o processo da pesquisa, sendo apenas 150 premiadas – entre elas, a IWW.
De acordo com Filipe Sisson, fundador e CEO da Rede, conquistar o selo GPTW mais uma vez é a confirmação de que a empresa segue pelo caminho certo. ‘É uma grande honra e alegria recebermos mais uma vez esse reconhecimento. Desde a sua fundação, a iGUi mantém seus princípios e valores fundamentados no respeito e no reconhecimento dos nossos colaboradores, e continuaremos dedicados a manter um ambiente digno e acolhedor, no qual as pessoas se sintam à vontade para trabalhar e tenham oportunidades’, disse.
Quem segue a mesma linha de raciocínio é a diretora de Expansão, Lilian Marques. ‘O capital humano é o bem mais intangível de uma empresa, e os colaboradores passam boa parte do seu dia trabalhando. Portanto, nada mais justo do que reconhecermos isso e realizarmos ações que façam com que as pessoas sintam prazer em estar aqui’, disse.
Desempenho acima da média – Atualmente, o escritório central da iGUi conta com 51 colaboradores participantes da pesquisa do selo Melhores Empresas Para Trabalhar GPTW 2023 – que analisa o clima organizacional da empresa e avalia a opinião dos funcionários a respeito da organização. Com base no resultado deste estudo é feito um relatório que apresenta os pontos fortes e fracos da empresa, indicando o que deve ser ajustado. Para receber o Selo, é preciso atingir, no mínimo, 70% de satisfação dos colaboradores em vários critérios. A IWW alcançou a média de 97% em Satisfação geral, além de notas acima do nível nacional nos seguintes quesitos: Credibilidade (97%), Respeito (97%), Imparcialidade (95%), Orgulho (98%) e Camaradagem (98%).
A IWW também conquistou o estágio Acelerado na classificação Velocidade da Inovação (IVR, sigla em inglês), métrica que mede o nível de velocidade e agilidade organizacional na implementação de condições propícias para inovar. Outro destaque foi a categoria Jornada da Liderança, na qual a Rede foi classificada no Estágio 5, ‘Líderes for All’, o estágio mais avançado. A metodologia desta classificação tem o propósito de identificar, de forma objetiva, os perfis distintos de liderança existentes em uma mesma empresa. Esse indicador mapeia os colaboradores cuja atuação é destaque na gestão de pessoas, conhecidos como ‘Líderes For All’, permitindo que os integrantes do grupo sirvam de referência, atuando como mentores e inspiração para os demais que desejam aprimorar sua gestão.
Para Paulo Plevnia, gestor de Comunicação Geral da iGUi, houve um grande engajamento dos colaboradores, pois todas as questões foram respondidas pelo número mínimo de pessoas exigido pela consultoria do GPTW já nos primeiros três dias. “Realizamos uma forte campanha interna e endomarketing sobre a importância do Selo e da participação de cada um dos colaboradores, que puderam se expressar e nos avaliar. Felizmente, obtivemos resultados muito positivos que irão agregar ainda mais à gestão da iGUi e bem-estar de todos”, afirma.
O ranking foi criado nos anos 1980 pela consultoria norte-americana Great Place To Work para promover e motivar a alta qualidade dos ambientes de trabalho; além de colaborar para que as organizações obtenham melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação. Hoje, o GPTW reconhece e certifica empresas em 53 países de cinco continentes do mundo.
Maiores Empresas do Varejo Brasileiro – A iGUi também conquistou o 97º lugar no ranking das 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro, um dos mais importantes do País, desenvolvido pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo). Essa é a 9ª edição do estudo que apontou que grandes e médias varejistas cresceram 20% no ano passado – acima da expansão de 14% registrada pelo setor segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
No ano passado, as 300 maiores empresas do varejo brasileiro tiveram um faturamento bruto de R$ 1,046 trilhão. Um crescimento de R$ 153,6 bilhões sobre o ano anterior. Em 2022, essas líderes haviam aumentado seu faturamento em quase R$ 100 bilhões sobre 2021, o que mostra uma aceleração do grande varejo. No caso da iGUi, o faturamento de 2022 totalizou mais de R$ 1,65 bilhão, sendo cerca de R$ 1,4 bilhão no Brasil e R$ 254 milhões no exterior.