Ice Cream Roll: sorvete tailandês possui cinco modelos de negócios inovadores a partir de R$ 55 mil

No mercado há sete anos, maior franquia de sorvetes na chapa projeta alcançar 100 operações e faturamento anual de R$ 61 milhões em 2024

Uma viagem de lazer para Tailândia, possibilitou ao engenheiro de automação industrial, Roger Alex Rodrigues, de 37 anos, tirar do papel um sonho antigo: empreender. Durante a viagem, Roger ficou encantado com o sorvete feito em chapa fria de forma artesanal, com isso, seu sonho ganhou forma, sabor e ingredientes especiais.

Assim que pisou no Brasil, foi em busca de estudar mais sobre o processo, buscou fornecedores e depois de vários testes, feitos inclusive por ele próprio, nasceu a empresa Ice Cream Roll em 2017.

Atualmente, a empresa fundada em Indaiatuba, interior de São Paulo, possui 85 unidades franqueadas e cinco próprias presentes em 18 estados brasileiros, além de cinco modelos de negócios com investimento inicial a partir de R$ 55 mil. Somente em 2023 a rede cresceu 45% em número de lojas e projeta alcançar 100 operações ainda este ano e faturamento de R$ 61 milhões.

Sorvete artesanal

A Ice Cream Roll se destaca de uma sorveteria comum porque oferece aos clientes a possibilidade de saborear um sorvete de verdade feito na hora, com ingredientes frescos e massa aerada. Além de ser artesanal, os produtos da marca são instagramáveis e geram curiosidade, tornando-se uma forma de entretenimento. Além do mais, a Ice Cream Roll conta com linhas de itens personalizados, proporcionando ao cliente a montagem do seu jeito.

Roger explica que na produção do sorvete de rolinho, primeiro se coloca a base e os ingredientes de acordo com o sabor do sorvete para que tudo seja manuseado com as espátulas, formando uma base homogênea. Em seguida, a massa é espalhada na chapa, os cortes são feitos e os rolinhos começam a ganhar forma, tendo todo o processo uma duração média de 10 a 20 minutos. A chapa permanece em torno de 20 a 25 graus negativos, e a temperatura pode ser alterada em momentos específicos para facilitar a modelagem da massa.

Para a produção de sundaes e milk shakes, o processo é parecido, no entanto, a montagem e os recipientes são diferentes, e no caso do segundo, é utilizado um mixer na produção.

“Planejada para oferecer muito mais que sabor ao cliente, a franquia foi projetada para que o processo de produção artesanal do sorvete, que desperta a curiosidade, seja acompanhado de perto. O cliente vê cada ingrediente selecionado, vê a mistura rítmica da massa pelas espátulas e a cuidadosa formação de cada rolinho”, enfatiza o CEO da Ice Cream Roll.

Transformou em franquia

A Ice Cream Roll deu tão certo de cara, que investidores se interessaram com essa ideia, o que fez com que Roger transformasse sua marca em uma rede de franquia no mesmo ano em que a empresa foi lançada no mercado.

São cinco modelos de negócios: franquia de eventos, na qual é uma oportunidade para quem busca por investimento com valor menor. É solicitado investimento inicial a partir de R$ 55 mil, incluso taxa de franquia e instalação. Esse modelo ganha espaço principalmente para quem busca uma renda extra. Não necessita de ponto fixo e possui um baixo custo operacional. O faturamento bruto mensal fica entre R$ 20 mil a R$ 30 mil, com lucro de 37% ao mês e retorno previsto em seis meses. Lançado no final do ano passado, esse modelo vem tendo uma boa aceitação do público, até porque o sorvete é a sobremesa perfeita para qualquer tipo de festa.

– Quiosque compacto: foi desenvolvido para atender galerias, malls, supermercados, e pequenos shoppings centers. É um modelo menor de quiosque, mas que comporta uma grande variedade de produtos da Ice Cream Roll. O investimento é de R$ 124 mil (incluso taxa de franquia + capital de giro + instalação e equipamentos), com faturamento de R$ 45 mil, lucro de 38% e prazo de retorno entre 11 a 13 meses.

– Quiosque Premium: é ideal para shoppings, de médio e grande porte, com investimento total de R$ 179 mil (incluso taxa de franquia + capital de giro + instalação e equipamentos), faturamento bruto estimado em R$ 72 mil, lucro mensal de 43% e retorno previsto entre 11 a 13 meses.

– Quiosque Externo: foi desenvolvido para lugares “ao ar livre” como outlets, por exemplo, com um design diferenciado para atender tais ambientes com uma estrutura externa. Investimento inicial total de R$ 199 mil, com faturamento de R$ 72 mil e lucro de 43% ao mês, e prazo de retorno entre 11 a 13 meses.

– Loja: esse formato foi desenvolvido para atender shopping, mercados ou até pontos comerciais de rua. É o modelo de negócio com mais variedade de produtos, pois além de oferecer os famosos sorvetes de rolinho também há opções de gelato, café e salgados. O investimento inicial total é de R$ 227 mil, com faturamento de R$ 87 mil e lucro mensal de 45%. O retorno previsto é de 11 a 13 meses.

Reinventar se faz necessário

A Ice Cream Roll conta com quatro cardápios, são eles: o principal que reúne o sorvete na chapa (carro-chefe da marca e que representa 60% das vendas em toda a rede), sundaes e milk shakes; cardápio de fondue; cardápio de gelato no palito e o de gelato.

A sobremesa gelada é preparada com uma base de leite misturada com frutas, chocolates e cremes. Os valores são a partir de R$ 12,90. Os principais sabores do sorvete na chapa da rede são Ninho, Oreo, framboesa, pistache, Ferrero Rocher, floresta negra, fresh lemon e merengue.

“Estamos sempre em busca de se reinventar, isso se faz necessário no setor de alimentação, como é o caso da troca constante do cardápio e a inserção de novos sabores e produtos. Durante o inverno, por exemplo, costumamos ter um aumento significativo nas vendas devido ao período de férias. Mas para cativar o público nesses dias mais amenos temos opções que agradam como o fondue Roll, que são três rolinhos de sorvete com calda de chocolate e fruta; o fondue waffle que é feito com casquinha artesanal mais calda de chocolate e fruta e, esse ano, também lançamos o fonduelatto, disponíveis na versão de gelato e gelato no palito. A ideia é se reinventar, inclusive quando há variações de temperatura”, enfatiza Roger.

Perfil do franqueado

Roger afirma que o papel do franqueado é ser o próprio gestor do negócio. Para empreender com o negócio é necessário acompanhar resultados; comprometimento para se dedicar ao negócio; facilidade em seguir padrões pré-estabelecidos; espírito de liderança; identificação com a marca.

Suporte

Ao entrar na rede, o franqueado recebe dois dias de treinamento na própria franqueadora em Indaiatuba e mais seis dias de treinamento in loco, com a presença de supervisor que acompanhará a semana de inauguração. Após isso, o franqueado conta com o suporte de profissionais especializados em cada área para auxiliar no que for necessário, como o marketing, logística, administrativo, financeiro, operacional, etc. A Ice Cream Roll conta com mais de 750 colaboradores diretos e indiretos.

Já em relação aos insumos, Roger pontua que a compra não é obrigatória mensalmente, por isso é importante ter um controle de estoque. “A Ice Roll fornece todos os insumos necessários, mas fica a critério do franqueado comprar alguns itens conosco ou em supermercados de preferência deles. Porém, existem insumos essenciais que devem ser comprados diretamente com a franquia, como a base para sorvete, coberturas, copinhos, colheres, guardanapos, entre outros itens”, diz o CEO.

Expansão

A rede está presente em 18 estados brasileiros e pode ser aberta em qualquer porte de cidade, inclusive em municípios menores. O que é levado em conta é o ponto do negócio que precisa ser estratégico, atingindo o público A, B e C.

Em 2023 a marca teve um crescimento de 45% em número de lojas, passando de 55 para 80. Além disso, o faturamento passou de R$ 29,7 milhões para R$ 43 milhões, um aumento de aproximadamente 45%. Para este ano, o objetivo é atingir R$ 61 milhões e chegar a 100 operações.