Ice Cream Roll espera faturar R$ 16 milhões com as altas temperaturas

Primavera/Verão marca principal momento de vendas da maior franquia de sorvetes na chapa do mundo

Ice Cream Roll possui cardápio variado (Divulgação)

Desde 2002, 23 de setembro se tornou o Dia Nacional do Sorvete, estipulado pela ABIS (Associação Brasileira das Indústrias do Setor de Sorvetes). Porém, muito mais do que uma data especial, é o ponto de partida para a chamada “temporada de calor”, que se estende até o fim do verão, sendo também a principal época de vendas da sobremesa. A Ice Cream Roll, preparada para esse momento, espera faturar R$ 16 milhões no período.

Maior franquia de sorvetes na chapa do mundo, mas com um rol de produtos bem variado, que inclui gelatos e receitas diferentes, como a fondue e o taco, a franquia, criada há 6 anos por Roger Rodrigues, em Indaiatuba (SP), vem apresentando um crescimento rápido e constante.

Prova disso é um estudo recente da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), no qual a rede aparece como a quarta marca que mais abriu unidades no primeiro trimestre deste ano. Entre janeiro e março, foram 14 operações inauguradas nos empreendimentos comerciais da associação e, segundo a empresa, mais 20 estão previstas entre setembro de 2023 e março de 2024.

Com quatro formatos diferentes de franquia (quiosque compacto, quiosque premium, quiosque externo e loja, com valores variados), a Ice Cream Roll atende diversos tipos de empreendedores e suas necessidades. Recentemente, a marca inaugurou sua primeira loja conceito, no coração de Indaiatuba, que traz o modelo completo de negócio, servindo todos os produtos da rede.

“Pensar em sorvete nos dias quentes é algo praticamente automático, e estamos trabalhando cada dia mais para que as pessoas tenham a Ice Roll como uma de suas principais escolhas na hora de consumir essa sobremesa tão querida. Por isso, focamos principalmente no cardápio variado, com opções diversas, e na experiência do cliente”, comentou o CEO e fundador da Ice Cream Roll, Roger Rodrigues.

Sorvete em alta

Um dado que corrobora o bom momento do setor é um levantamento da ABIS (Associação Brasileira das Indústrias do Setor de Sorvetes), que revela a movimentação de aproximadamente R$ 13 bilhões por ano das sorveterias no Brasil, com cerca de 11 mil pontos, englobando gelaterias, sorveterias e indústrias, além de apontar uma tendência de crescimento nos próximos anos.

Procura por novos produtos

De acordo com estudo da MindMiners, os consumidores gostariam de encontrar mais sabores e pedaços de frutas brasileiras e de sobremesas nos sorvetes, algo que é facilmente encontrado nas receitas de sorvete na chapa, nas quais a imaginação é quem dita o limite dessa variedade.

Já segundo um outro estudo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o açaí na tigela e o sorvete são os produtos mais populares, sendo que o açaí é a segunda opção mais escolhida pelos consumidores, o que sugere que há uma preferência crescente por produtos mais saudáveis e naturais. Dessa forma, produtos com baixo teor de gordura, como os gelatos, que possuem muito menos do que os sorvetes “tradicionais” encontrados em supermercado, por exemplo, ganham força.

Outro ponto importante abordado pela pesquisa é a experiência do consumidor e um cardápio diversificado, com receitas adaptadas, como tacos e fondue, além da possibilidade de ver seu sorvete sendo produzido na hora de maneira totalmente artesanal, que ajudam nesse sentido.