Head de Marketing da Morana investe em desenvolvimento do time para potencializar criatividade e resultados

A Morana, rede de franquias de acessórios, encontrou no desenvolvimento de pessoas um caminho para unir performance de equipe e inovação criativa. Desde 2024, a marca realiza o Fashion Campaign, um reality corporativo com o time de Marketing criado para estimular visão sistêmica, engajamento e colaboração multidisciplinar. Na dinâmica, colaboradores são divididos em grupos heterogêneos e passam por uma imersão de dias inteiros fora da rotina do escritório, com o desafio de construir, do zero (do conceito criativo às estratégias de divulgação), uma campanha que é estratégica para a marca.

Na edição de 2025, o desafio foi ampliado: além da ideia central, os times tiveram que propor uma campanha 360°, desenhando desde o plano de mídia até as ativações digitais e a integração com a rede de franquias. O projeto se mostrou uma verdadeira ferramenta de gestão de pessoas, pois exige que cada participante enxergue a empresa de forma global, compreenda gargalos operacionais e colabore com colegas de diferentes especialidades. O resultado é uma equipe mais madura, com maior protagonismo individual e coletivo. O impacto é visível: a campanha vencedora do Fashion Campaign 2025 é a que será lançada dia 1º de outubro e carrega a assinatura “Segredos da Rafa Kalimann”.

Desde que assumiu a liderança do Marketing e E-commerce do Grupo Morana, em 2019, Nara Dutra tem conduzido um processo de transformação profunda na empresa. Com passagens pela DM9 e C&A, ela transformou o departamento em uma verdadeira agência interna, com criação de campanhas 100% in-house, do conceito à execução, passando por estratégia de mídia e CRM, enquanto a agência externa ficou responsável apenas por tarefas operacionais. “Minha visão sempre foi dar mais protagonismo ao time interno, desenvolvendo talentos para assumir o planejamento estratégico e a criação das campanhas. O resultado é um time engajado, que entende o negócio de ponta a ponta e entrega com mais agilidade e qualidade”, afirma Nara.

Outra prática adotada para engajar e desenvolver o time foi um programa offsite de três dias, realizado fora do ambiente do escritório, com o objetivo de tirar a equipe da operação e trabalhar propósito, metas e integração. “O time voltou com clareza de propósito e a produtividade melhorou muito”, reforça.

Com essas iniciativas, a Head de Marketing da Morana acredita que “investir em práticas de desenvolvimento interno não só fortalece competências de liderança e trabalho em equipe, como também gera entregas criativas e alinhadas ao propósito da marca”, completa Nara.