Halipar leva tradição, expertise e diferentes modelos de negócio à ABF Franchising Expo 2023, maior feira do setor

Holding do segmento de alimentação atua com cerca de 400 unidades e oferece desde lojas convencionais de rua a quiosques

A Halipar (Holding de Alimentação e Participações) chega à sua 12ª participação na ABF Franchising Expo 2023 com a força, tradição e variedade de modelos de negócio de suas quatro marcas: Griletto, Montana Grill, Jin Jin e Croasonho. Juntas, somam cerca de 400 lojas espalhadas em 24 estados e devem fechar o ano com faturamento de R$ 900 milhões. Atenta à movimentação do mercado brasileiro de food service, a Halipar oferece um leque diversificado para quem deseja investir no próprio negócio, com unidades em ruas, praças de alimentação, aeroportos, centros comerciais, e opções mais enxutas, como os quiosques. As dark kitchens, que ganharam força na pandemia, também entraram no portfólio da holding, como oito marcas que incrementam, cada uma, o faturamento dos franqueados em cerca de 15%. “O mercado está bastante dinâmico e a Halipar atua com a expertise de suas redes sem deixar o olhar atento a cada inovação que possa aprimorar a experiência de nossos clientes e a satisfação de nossos parceiros”, afirma o CEO do grupo, Ricardo José Alves.

Quiosques

Duas redes da Halipar possuem como opção um modelo reduzido, adaptável a todos os tipos de estabelecimentos, como shopping centers e outros pontos comerciais: Jin Jin e Croasonho. Esse modelo possui um modus operandi otimizado, oferecendo o mesmo cardápio e o padrão de qualidade dos demais formatos, e é uma oportunidade para quem quer ampliar, diversificar os negócios ou começar a empreender, tendo um investimento inicial menor.

Dark kitchens

Pesquisa inédita realizada pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) revelou que cerca de 30% dos restaurantes listados no Ifood (principal aplicativo de entrega de comida no país) são dark kitchens. O estudo foi realizado em Campinas, Limeira e São Paulo.

As franquias da Halipar têm, cada uma, duas marcas de dark kitchen – cozinhas voltadas ao delivery -, com diferentes produtos e adições importantes ao cardápio, ajudando também na logística e no faturamento mensal. Na pandemia, esse modelo de negócio foi muito importante para os estabelecimentos se manterem, mesmo de portas fechadas.

O Griletto, maior rede especializada em grelhados e parmegianas, abriu seu espaço para Lanchetto, marca que apresenta oito opções de lanches no pão crocante, e Milanetto, especializado em massas e panquecas, seu cardápio dá ao consumidor a opção de montar o prato de acordo com sua preferência (massa, proteína, molho e itens extras).

O Montana Grill, rede especializada em cortes selecionados de carne, deu origem a duas novas marcas disponíveis no delivery: Montana Grill Churrascaria, com cinco opções de churrasco completo, todos acompanhados de arroz branco, farofa e vinagrete; e Montana Burguer, que atua com cardápio exclusivamente de lanches, com sete opções de montagem, todos com hamburguer de 150 gramas.

A Jin Jin, rede de culinária asiática da holding, maior do segmento no Brasil, abriga as marcas Jikan Yakisoba – com um cardápio exclusivo da iguaria chinesa, adicionando diversas opções do prato, como carne, frango, frutos do mar e itens vegetarianos – e Jikan Poke, que traz sete opções exclusivas do prato, e a possibilidade de montar um personalizado, seis sabores de temaki e três de hot roll.

Já a Croasonho possui a Croasonho Gourmet, criada exclusivamente para os apps de delivery, com as mesmas opções do cardápio tradicional; e ainda traz a Santo Strogonoff, especializada no tradicional prato de origem russa, com aquele toque brasileiro, em seis diferentes opções. Criada em 2020, a linha foi recentemente incorporada nas lojas físicas, tornando-as mais competitivas no almoço e jantar, o que gerou 15% de aumento no faturamento mensal, sem que o franqueado precise investir qualquer valor a mais.

Mercado aquecido

Segundo pesquisa de desempenho do franchising nacional, publicada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) no início deste mês, o faturamento do setor aumentou em 17,2% no primeiro trimestre de 2023, em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda de acordo com a ABF, o segmento de Alimentação e Food Service é o segundo com maior aumento de receitas, tendo alcançado alta de 21,5% no ano passado em relação a 2021. O setor de franquias movimenta mais de R$ 211 bilhões anuais em território nacional.

Um levantamento do Instituto Foodservice Brasil, publicado neste ano, apontou para um aumento expressivo no gasto do brasileiro com alimentação fora de casa: 27,6%, em 2022, em relação a 2021. No total, os brasileiros gastaram mais de R$ 216 bilhões com alimentação em redes de restaurantes, bares, lanchonetes e similares. O setor de shoppings também mostra uma exponencial recuperação após o período crítico da pandemia de Covid-19. Segundo a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), as vendas dos centros de compras tiveram crescimento de 20,5% entre 2021 e 2022, chegando ao montante de R$ 191,8 bilhões (R$ 159,2 bi no ano retrasado). A entidade projeta alta de 14,6% para este ano: R$ 219,8 bilhões de faturamento.

Redes premiadas

As quatro marcas administradas pela Halipar foram reconhecidas, novamente, nas principais condecorações do setor de franquias nos anos de 2022 e 2023.

A começar com o Selo de Excelência em Franchising da ABF, entregue às quatro marcas em 2023. Ele é dado às empresas que se destacam no relacionamento com os franqueados, através de avaliação dos próprios. Cada uma tendo recebido um selo, a soma agora chega a 58: Griletto com 12; Montana Grill, com 19; Jin Jin, com 21; e Croasonho, com seis. A rede de culinária asiática foi eleita também como a “Franqueadora do Ano”, em 2022, pela associação.

Além dele, também foram premiadas com 5 estrelas no Guia de Franquias da Pequenas Empresas & Grandes Negócios o Griletto, Montana Grill e Jin Jin, sendo a segunda marca eleita a “Franquia do Ano”, pela revista, em 2022.