Se até poucos anos o vinho era visto como uma bebida exclusiva de classes mais altas ou mesmo um produto premium, distante da realidade da maior parte dos brasileiros, o Grupo Vino! tem mudado a perspectiva deste cenário a partir de uma expansão acelerada pelo país. Com 52 franquias abertas e outras 64 em processo de implantação, o faturamento bateu R$ 45 milhões em 2023, e o grupo espera que o número de unidades cresça 100% em 2024.
“Em 2015 eu e os demais sócios nos reunimos com a intenção de montar um negócio inovador no mercado nacional de vinhos. Um bar de vinhos em sua concepção mais pura”, explica Bernardo Baggio, sócio-fundador do Grupo Vino!
A formatação do modelo de franquias levou alguns anos, e em 2021 o projeto foi oficialmente iniciado, com a primeira unidade franqueada sendo implantada em Brasília. Atualmente, o Vino! possui franquias em mais de 20 estados brasileiros e, em 2024, busca manter ativa a cultura construída de propagar a democratização do consumo de vinho pelo país.
“O grande foco em 2024 será na ampliação do portfólio de vinhos exclusivos da marca, trazer aos nossos franqueados e aos seus clientes o que há de melhor no mundo dos vinhos, a diversidade e qualidade por um valor coerente”, comenta Baggio.
Além de olhar para o mercado nacional, Bernardo explica que uma expansão internacional está nos planos da empresa para os próximos anos. “A expansão internacional está no nosso radar, e já iniciamos algumas conversas, mas é algo que depende de uma estruturação alheia da que temos no mercado nacional, outras legislações, culturas e realidades mercadológicas”, detalha.
Democratização do acesso ao vinho
Lugares que servem vinhos no Brasil, de modo geral, ainda são muito formais e voltados para um público seleto, além disso, os produtos oferecidos são majoritariamente importados. A criação do Vino! foi pensada para ir na contramão deste padrão estabelecido.
“Primeiro, nos propusemos o desafio de buscar vinhos especiais, feitos por pequenos produtores, que advogam contra uniformização dos sabores, aromas e estilos, e trabalham para produzir vinhos com identidade própria”, explica Bernardo.
As unidades do grupo contam com mais de 500 vinhos em seu portfólio, além de um cardápio de comida ítalo mediterrânea, e taças a partir de R$20. Com a boa aceitação do público e um mercado em constante crescimento, o Grupo Vino! busca em 2024 aumentar a liderança no segmento, utilizando da mesma estratégia, de acolhimento, que consolidou as franquias como a preferida dos consumidores.
“As casas são verdadeiros bares de vinho, à semelhança do que se vê mundo afora, com ambientes informais, descontraídos, música e astral elevado. Bons vinhos, boa comida e preços justos, onde todos são bem vindos”, finaliza.