Grupo Velocity investe em método próprio e disponibiliza duas marcas de franquias no mercado

O Grupo Velocity foi inaugurado no início de 2014 com o objetivo de revolucionar o mercado fitness e desenvolveu um método focado no bem-estar mental e físico do aluno. Em 2019 o conceito de wellness e a essência “fun” continuam os mesmos, mas a marca Kore, que era um método aplicado exclusivamente dentro do Studio Velocity, ganhou vida própria. E quem quer empreender ganhou outra opção. 

Conversamos com um dos fundadores do Grupo, Shane Young, para entender os planos para as duas marcas do Grupo. Confira.

Quais os valores de investimento para quem quer se tornar franqueado Kore e Velocity?
Shane Young:
Velocity
Investimento inicial: R$800 mil a 1M
Taxa de franquia: R$ 100k
Capital de Giro: de R$ 80 mil a R$ 100
Royalties: 10 % sobre o faturamento bruto
Taxa de publicidade: 1 % sobre o faturamento bruto
Faturamento mensal bruto: R$180 mil
Média de lucro mensal: 30 %
Prazo de retorno: de 24 a 36 meses
Kore
Investimento inicial: R$ 250mil a 350mil
Taxa de franquia: R$ 50mil
Capital de Giro: de R$ 40 mil a R$ 50 mil
Royalties: 10 % sobre o faturamento bruto 
Taxa de publicidade: 1 % sobre o faturamento bruto
Faturamento mensal bruto: R$ 60 a 70 mil
Média de lucro mensal: 30 %
Prazo de retorno: de 12 a 24 meses
É possível ter as duas em um mesmo ambiente?  Qual o espaço necessário?
Shane Young: Existem hoje 8 studios com as duas marcas no mesmo ambiente, mas paramos de vender assim para que as marcas possam caminhar sozinhas.
Qual o perfil do franqueado?
Shane Young: Pessoas que queiram “entrar” no mundo do bem estar. Geralmente são alunos nossos que acreditam no nosso produto. Para Kore o investimento é menor e pode ser uma boa pedida para aquelas pessoas que têm o dinheiro guardado e querem começar um negocio próprio.
Precisa ter algum conhecimento específico?
Shane Young: A gente prefere que o candidato tenha alguma experiência em administração ou seu próprio negócio, mas não é essencial.  O mais importante é que será alguém que vai dedicar 120% na empresa, no conceito e seus funcionários.
Qual o suporte da franqueadora?
Shane Young: Todo o suporte necessário assim que o contrato é assinado. Tratamos como se fosse um studio próprio pois temos muito cuidado com a nossa marca e o sucesso do franqueado.
O que está incluído na taxa de franquia?
Shane Young: Todo o know how e expertise da franqueadora.  Manuais, processos, treinamentos de toda a equipe e professores, acompanhamentos, buscando e fechando o imóvel, achando professores, sistema de TI.  O franqueador recebe tudo como se fosse a franqueadora abrindo um studio próprio.
Os treinamentos têm algum custo para o franqueado?
Shane Young: Apenas o deslocamento, se for um franqueado em uma cidade fora de São Paulo.  O custo do treinamento já esta incluso na taxa de franquia.
Quais as cidades abertas para expansão? 
Shane Young: Todo Brasil
Como os pontos são escolhidos? Qual a característica que o local precisa ter para comportar uma franquia Velocity e/ou Kore?
Shane Young: Buscamos locais com fácil acesso para o público. Locais onde têm densidade de população. Podemos estar num misto de corporativo e residencial, quanto um dos dois sozinhos. 
Quantos professores cada unidade precisa contratar? 
Shane Young: 5 (pode funcionar com 4)
Qual a lucratividade do negócio?
Shane Young: 

Velocity
Faturamento mensal bruto: R$180 mil
Média de lucro mensal: 30 %
Prazo de retorno: de 24 a 36 meses
Kore
Faturamento mensal bruto: R$ 60 a 70 mil
Média de lucro mensal: 30 %
Prazo de retorno: de 12 a 24 meses
Como a marca está brigando com a concorrência de academias como Smart Fit? Quais os grandes diferenciais?
Shane Young: Oferecemos uma experiência muito mais humana.  Nosso principal diferencial é trazer uma experiência para o aluno, que utiliza nossas aulas como terapia. Ele consegue escapar do stress do dia a dia e não ter que praticar uma atividade física como sofrimento, mas sim como terapia. Tanto Velocity quanto Kore focam em horas de treinamento com os professores para que eles estejam prontos para dar uma aula fora do tradicional.  A intimidade entre nós e o aluno é muito importante, é assim que fidelizamos nossos alunos. Quem faz aula com a gente busca muito mais do que fazer o seu treinamento e ir embora.  Ele vai para ser surpreendido a cada aula que faz.