O Grupo Trigo – maior grupo de franquias de comida de verdade do Brasil, um dos maiores operadores de comida asiática do mundo e dono das marcas Gendai, China In Box, Spoleto, Koni, LeBonTon e Gurumê –, é um dos expositores confirmados na Expo Franchising ABF Rio 2022 que acontecerá a partir de quinta-feira (15/09), no Expo Mag, na Cidade Nova (RJ). A holding aproveita a feira para divulgar a retomada da expansão da rede Gendai para a capital do Rio de Janeiro, com a breve abertura de um restaurante em um shopping na Tijuca, Zona Norte da cidade.
“É gratificante ver a volta da expansão do Gendai para os Shoppings do Rio. A expectativa é que esse primeiro restaurante no Shopping Tijuca colha bons frutos e que possamos continuar expandindo a rede para outras regiões da cidade. Estamos otimistas com o sucesso da rede no Rio”, afirma Carlos Sadaki, diretor das marcas Gendai e China in Box do Grupo Trigo.
Durante a ABF Rio, o time de expansão da empresa continuará seguindo a estratégia traçada para o ano de disseminar as marcas China in Box – para cidades do interior do Brasil – e Spoleto – para a região Sul do país. “Após pesquisas e estudos, identificamos que esses locais possuem potencial de crescimento para as marcas do Grupo que queremos expandir. Para as pessoas que querem abrir uma de nossas franquias nessas regiões, já temos até um mapeamento de possíveis locais para a abertura de um restaurante”, conta Isabel Medeiros, diretora de Gente, Cultura e Expansão do Grupo Trigo.
Além de captar possíveis franqueados para o plano de expansão, o Grupo também tem como objetivo aproveitar a feira para apresentar ao mercado os seus diferenciais, como a fábrica em Volta Redonda (RJ) para produção de insumos, a Magazzino – distribuidora de alimentos do Grupo -, suporte aos franqueados antes, durante e após a abertura dos restaurantes, a Universidade Prato – plataforma de conhecimento e aprendizado para todos – e o Trigo Labs – marcas pensadas exclusivamente para atuação no delivery.
“Estamos atentos as tendências do mercado mundial de alimentação e buscando trazer as iniciativas que podem agregar ao nosso negócio. Temos muitos diferenciais para apresentar aos nossos candidatos a abertura de uma das nossas marcas e ao mercado brasileiro como um todo. Essas feiras de franchising são uma ótima oportunidade de mostrarmos nosso trabalho a todos”, afirma Tom Moreira Leite, CEO do Grupo Trigo.
O Trigo acredita que ter grandes marcas permite crescer em grande escala, melhorando o ecossistema, atendendo melhor os candidatos, franqueados, colaboradores e clientes e crescendo cada vez mais a participação fabril e a representatividade no varejo. “Convidamos todos os interessados em conhecer mais sobre o Grupo e em abrir uma franquia a comparecer ao nosso estande. Temos ótimas opções de novas franquias e de restaurantes já pertencentes às redes do Grupo Trigo”, finaliza Tom Moreira Leite.
Suporte e perfil dos franqueados
O Grupo Trigo oferece toda assistência necessária para o franqueado antes, durante e após a abertura dos restaurantes, incluindo desde a captação de novos pontos para implementação do negócio, passando pelas orientações da obra e treinamentos operacionais com a equipe até a consultoria para sanar dúvidas após a abertura. Em relação ao franqueado, a empresa está sempre em busca de pessoas que entendam a importância de estar à frente dos seus negócios e formar bons profissionais para trabalhar nos seus restaurantes, se tornando em curto espaço de tempo empreendedores do food service que possam crescer junto com o Grupo Trigo.
Fábrica e Distribuidora Magazzino
Com uma estrutura de negócios verticalizada, o Grupo conta com fábrica e distribuidora (Magazzino) próprias que garante a soberania na cadeia de suprimentos das suas redes, uma alta velocidade e qualidade em P&D, boa escala de negociação e uma prestação de serviço para o franqueado que facilita a operação e confere maior previsibilidade na estrutura de custos dos restaurantes. Localizada em Volta Redonda (RJ), a fábrica inaugurada em 2012 ocupa uma área de 25.377m² e produz 41% dos insumos dos restaurantes – só bebidas e hortifruti são terceirizados. O resultado são excelentes números: produção de mais de 3,4 toneladas de suprimentos por ano.
Universidade Corporativa
O Trigo acredita que o conhecimento é o combustível principal para as grandes mudanças em nossas vidas. Também entende que a comunicação entre os times precisa estar alinhada para o sucesso dos projetos. Por isso, investiu na Plataforma Prato que garante conhecimento para todos, desde a holding até as equipes dos restaurantes da rede. “É uma plataforma para treinamento e desenvolvimento, além de uma ferramenta de relacionamento com a equipe e todo o time que forma a família Trigo. Vai desde espaço para armazenamento seguro de documento, ambiente multimídia para formação de equipe, espaço para comunicados e notificações, espaços para interagir de forma dinâmica, como testes e avaliações”, afirma Mariana Castelo, Gerente de Gente e Cultura do Grupo Trigo.
Trigo Labs
O Trigo Labs – conjunto de marcas 100% digitais – foi criado em 2019. Com a pandemia da Covid-19 e a necessidade do delivery, o projeto cresceu e hoje conta com 14 marcas espalhadas em mais de 400 locais. Funcionando no modelo de dark kitchens, essas marcas digitais aproveitam a operação da estrutura física dos restaurantes e são mais uma forma de diversificar a receita do franqueado. As marcas são: Strôgonosso, Cut the Crap, Kissô, Giusto, Risie Risoteria, Le Frangô, Kapua Açai, Kohala Poke e Bowls, Kohala Açai, Owan, Gokei, Hoa Poke e Kane Poke e Bowl.