Grupo Trigo marca presença na ABF Rio com foco na expansão de modelo de franquia mais acessível

Spoleto Piccolo é a aposta da holding para atrair novos empreendedores

O Grupo Trigo — holding de franquias de alimentação — participará da Expo ABF Rio, que acontece de 18 a 20 de setembro, no Riocentro (RJ). O objetivo principal da participação é ampliar a presença das marcas Spoleto e Gendai, além de apresentar oportunidades de franquia para China in Box, Koni e ASA Açaí.

A grande novidade deste ano é o Spoleto Piccolo, um modelo de restaurante mais acessível, desenvolvido para expandir as oportunidades da marca. Com formato compacto, o Piccolo possui um investimento cerca de 50% menor que os restaurantes tradicionais, oferecendo operação otimizada em espaços reduzidos. O modelo foi idealizado para cidades com até 200 mil habitantes, praças de alimentação e shoppings de bairro. Atualmente, a marca conta com cerca de 360 restaurantes em todo o país, sendo 82 no Rio de Janeiro, além de 33 contratos assinados — 11 deles no modelo Piccolo, com inauguração prevista em breve. No estado, já existem 100 oportunidades mapeadas para a abertura de novas franquias da rede.

“O modelo Spoleto Piccolo é hoje um dos nossos principais focos de expansão. Ele oferece um formato mais compacto, eficiente e acessível, ideal para quem deseja investir no Spoleto com menor necessidade de espaço e equipe, mantendo a qualidade da rede. A ABF Rio será uma vitrine importante para apresentarmos essa oportunidade e a força das nossas marcas”, afirma Isabel Medeiros, diretora de Expansão e Gente e Cultura do Grupo Trigo.

O Grupo Trigo também aproveita a feira para contar para os candidatos à abertura de franquia sobre os diferenciais do Grupo Trigo. Além de todo o suporte antes, durante e após a abertura de franquia, a holding conta com uma escola de Multifranqueados, voltada para o desenvolvimento de gestores que atuam com múltiplas unidades. A iniciativa funciona como uma escola de negócios que capacita franqueados a liderarem várias operações mantendo os princípios e valores da marca. Os participantes têm acesso a aulas presenciais e online, com foco em gestão e excelência operacional.

“Nosso objetivo não é apenas crescer em número de unidades, mas consolidar a expansão com os parceiros certos. Estamos trabalhando uma campanha para que os franqueados que já estão dentro do Grupo cresçam seu portifólio de marcas, seguindo pilar de trabalho definido para a holding em 2025. Além disso, daremos continuidade à Escola de Multifranqueados para identificar talentos dentro da rede e capacitá-los a liderar múltiplas operações com excelência, sempre alinhados à nossa cultura e aos nossos valores”, comenta Isabel.

Vale ressaltar que somente em 2024, o Grupo Trigo fechou 92 novas assinaturas de contrato considerando todas as redes de franquia, sendo o Spoleto a rede que mais cresceu. A previsão é que a holding feche o ano de 2025 com mais 92 novas assinaturas, atingindo um número de mais de 720 lojas, entre abertas ao público e assinadas.

“Os dados de 2024 confirmam o bom momento do Grupo e o crescente movimento de expansão das marcas de franquia da holding. Nossa expectativa com essa feira é o relacionamento com candidatos qualificados a abertura de franquias para conseguirmos fechar bons negócios em um futuro breve”, conclui Isabel Medeiros.