Grupo Tapajós estreia no segmento de franquias

Companhia abre primeira unidade franqueada e espera chegar a mais de 100 lojas em dois anos

Bandeira consolidada e suporte de distribuidora do grupo são trunfos para atrair investidores

Líder do mercado farmacêutico na Região Norte, o Grupo Tapajós inicia sua incursão no segmento de franquias com uma loja de 70 m² de área de venda no centro comercial Soberane Mall, em Manaus (AM). Sob a bandeira da Farmácias Flexfarma, a unidade é a primeira de 100 pontos de venda que a companhia espera abrir nesse formato em dois anos, sendo 20 já em 2021.

A Flexfarma é uma das três bandeiras do grupo e começou operações em 2011. Hoje mantém 16 lojas na capital amazonense, com a proposta de ser uma rede econômica, mas com um diversificado mix de medicamentos, produtos de perfumaria e conveniência.

“Trata-se de uma rede consolidada na região, cujo faturamento mensal supera R$ 7 milhões. Além disso, contamos com o respaldo da Distribuidora Tapajós, divisão de atacado farmacêutico do grupo que reúne um portfólio superior a 9 mil SKUs”, comenta o gerente de franquias Saulo Pantoja.

Ele destaca que um dos diferenciais da Flexfarma em relação às franquias tradicionais do setor é a flexibilidade, uma vez que o franqueado não paga taxa de adesão e participa de todos os processos. “Garantimos ao negócio a melhor personalidade possível. Prestamos consultoria completa, desde análise de viabilidade do negócio à escolha do ponto, convênios com empresas, precificação, treinamento de colaboradores e suporte no uso dos softwares de gestão, assim como na manutenção do mix”, detalha

“Estamos muito otimistas com esse novo passo, mas cientes de que se trata de um grande desafio, por isso nosso foco principal hoje é no processo e no desenvolvimento da unidade franqueada e do franqueado. Queremos que esse trabalho traga de fato aos nossos parceiros um grande resultado, o numero de unidade inauguradas será a consequência do trabalho bem feito”, destaca, Saulo.

Os interessados em se unir ao Grupo Tapajós precisarão seguir o manual de operação da marca, firmar o compromisso de compra na distribuidora e garantir que pelo menos 70% das vendas sejam originárias do atual portfólio da farmácia. Em contrapartida, a companhia irá supervisionar o franqueado na montagem da loja, no acompanhamento dos indicadores e na realização de campanhas no PDV.

De acordo com dados da IQVIA, o segmento de franquias responde por 17% do faturamento do mercado farmacêutico brasileiro, mas chega a ter 34% de participação em categorias como genéricos e medicamentos isentos de prescrição (MIPs).