Em maio, o GRUPO RÃO completa uma década! No portfólio, 22 marcas orgânicas – que vão de culinárias japonesa e árabe, pizzaria, hamburgueria e grill à farmácia, conveniência e padaria – distribuídas em seis estados, 29 cidades e dois países. São mais de 186 operações e cerca de 300 mil pedidos por mês. Com números expressivos e plano de expansão a pleno vapor, alcançou ao longo dos 10 anos o status de maior grupo de delivery do país e um dos principais players do franchising nacional.
Para celebrar tantos ganhos, de 15 a 31 de maio o RÃO promove a campanha Aniversário do Rão, destacando os produtos mais vendidos e queridos do público com descontos que vão de 20 a 40%. A ação demandou investimento de R$ 1 milhão e conta com filme para a TV aberta estrelado pelo apresentador Rodrigo Faro.
– Estimamos um incremento de 35% no número de pedidos no mês de maio. Nossos clientes merecem receber de volta o carinho e credibilidade que nos deram ao longo dos nossos primeiros 10 anos de vida – declara um dos sócios-fundadores e CEO do grupo, Guilherme Lemos, que comemora a data ressaltando os resultados e projeções.
Segundo o empresário, o Rão planeja inaugurar 55 unidades em 2023 e ampliar sua presença no exterior. A expectativa é um incremento de 20% no faturamento em relação a 2022, atingindo R$ 200 milhões este ano. No Brasil, o foco das expansões está nas regiões Sul, Norte e Centro-Oeste.
Campanha de Marketing
O mote do Aniversário do Rão é promover “generosos” descontos (de 20 a 40%) nos produtos de todas as marcas do grupo, sendo as principais: Sushi Rão, Pizza do Rão, Najah Rão, Rão Burger, Pasta do Rão, Rão Grill e Arretado do Rão.
Os filmes de 30 e 15 segundos para a TV aberta, que trazem Rodrigo Faro como estrela, destacam as marcas Sushi Rão e Pizza do Rão e serão veiculados nos seis estados em que a marca está presente (RJ, SP, ES, SC, PE e TO). A campanha engloba ainda bancas e empena no Rio de Janeiro, mais banner na home do iFood.
Os 10 anos
Tudo começou em 2013 com o Sushi Rão, de culinária oriental, fundado por dois amigos. O estreante rapidamente se tornou líder nacional de entregas em domicílio de comida japonesa e responsável pelo acelerado projeto de expansão.
Em 2016, chegou ao grupo o CEO Guilherme Lemos, trazendo na bagagem uma visão corporativa inovadora. Implementou o departamento de marketing, consolidou a equipe de operações e fortaleceu a rede de supply, reforçando o conceito de marca do Grupo.
Em 2018 nasce a Pizza Rão, que vendeu mais de 10 franquias em seu coquetel de lançamento, e o Sushi Rão chega a Portugal (Cascais). Nesse mesmo período, surgia também o DISQUE FOOD, central de atendimento própria, tornando-se um diferencial no mercado e humanizando ainda mais o atendimento das marcas.
Dois anos depois, em 2019, foi criado o GRUPO RÃO, com a estreia de mais duas marcas: o Najah Rão, de culinária árabe, que combina o estilo artesanal de produção aliado à paixão por essa cozinha, e o Rão Conveniência, que surgiu da necessidade em oferecer atendimento delivery de produtos de conveniência para ocasiões e eventos em casa.
Nos meses subsequentes, já em 2020, foram lançadas e inauguradas unidades do Rão Burguer, Horti Rão e Rão Grill. E o grupo continuou crescendo… Entraram para o portfólio o Boteco do Rão e o quarto processo de M&A com a absorção do Taco & Chilli do Rão. Em 2021, foi a vez da Pasta do Rão, com um menu de massas diversificado, único e original. E, no ano passado (2022), chegaram ainda o Açaí do Rão, o restaurante japonês Haokai, o Ogro Steaks, a Padaria do Rão e o Arretado do Rão.
Hoje, 95% das operações são franquias, sendo a maioria dark kitchen, ou seja, unidades voltadas para o delivery. Do lado internacional, a expansão começa por Portugal. No mês de abril, foi aberta uma dark kitchen da Pizza do Rão na região de Lisboa, onde já existem três lojas do Sushi Rão em operação. A previsão é inaugurar mais duas unidades de cada uma das duas marcas no país até o fim do ano.