Controlar os gastos do dia a dia, que muitas vezes surgem sem qualquer planejamento, dificultando o gerenciamento da entrada e saída de pequenas quantias e podendo resultar em perda de tempo e de dinheiro, é um grande desafio para as empresas e estabelecimentos. No Grupo Mania de Churrasco, esse processo é constante na rotina dos restaurantes e durante 15 anos foi realizado de maneira manual e bastante burocrática.
Para mudar esse cenário, a rede de restaurantes decidiu implementar a solução Empresarial Edenred, fornecida pela Edenred Pay, marca da Edenred Brasil que oferece e customiza soluções inovadoras de pagamentos para empresas. “O Empresarial Edenred é uma solução completa que conta com aplicativo para a digitalização do reporte de despesas, cartão aceito em qualquer estabelecimento físico ou digital e garante aos gestores das áreas financeiras e de recursos humanos um melhor controle dos gastos de seus empregados, ao mesmo tempo em que previne fraudes. O resultado disso é a melhora no controle dos recursos da empresa e no gerenciamento das despesas corporativas realizadas fora dela”, comenta Alfredo Bernachi, Diretor-Geral da Edenred Pay.
A mudança no Grupo teve início em dezembro de 2017 e aconteceu nos 42 restaurantes da rede, localizados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Segundo Eliana Viana, Coordenadora de RH do Grupo, os resultados puderam ser observados já nos três primeiros meses após a implementação da solução. “Com a solução, conseguimos delimitar valores e ter um maior controle sobre os gastos das lojas, em um processo bastante simples. No primeiro ano, observamos uma redução de quase 50% das despesas e conseguimos manter em todos os meses posteriores uma contenção de 40% mensal em relação ao período anterior à implementação”, revela. Entre os principais gastos da rede estão os com itens de supermercado, materiais de escritório e medicamentos.
E a economia não se limitou às finanças. Com o Empresarial Edenred, também houve redução no tempo dos colaboradores dedicado ao controle e análise das despesas. “Tivemos uma redução de aproximadamente cinco horas mensais nesse controle. Hoje, a análise é muito mais rápida e precisa, pois conseguimos realizar o gerenciamento do saldo e dos gastos por meio de extratos”, comenta Eliana. “Além disso, os créditos são realizados mensalmente, de maneira automática, considerando o saldo excedente do mês anterior em cada cartão, o que também evita o acúmulo de verba com os valores não utilizados no período anterior”, completa.
Para os empregados, a solução se traduz em maior segurança, melhora a gestão de suas economias e reduz as movimentações na conta corrente pessoal com valores depositados pela empresa destinados a gastos corporativos, que podem impactar no Imposto de Renda, além de evitar a espera pelo reembolso das despesas realizadas para fins profissionais.