Grupo LFB Franchising lança modelo Dark Kitchen e estima um crescimento de 20% no faturamento

Novidade surgiu para sanar uma dor de uma das marcas do grupo, deu certo, e agora as demais marcas também estão no projeto

Danilo Lopes e Bruno Crédito Lucas de Toledo

Em busca de um novo público alvo e entendendo a dor de uma de suas marcas, o Grupo LFB Franchising ingressa no mercado de Dark Kitchen. A novidade surgiu a partir de uma dificuldade da La Fruta Açaí, primeira marca lançada pelo grupo. Com um cardápio variado, os franqueados e franqueadores perceberam que no aplicativo de entrega, os produtos naturais e fit, acabavam sendo os menos procurados pelo consumidor.

“Temos uma parceria de exclusividade com o iFood e começamos a perceber que as categorias disponíveis pela ferramenta faziam com que nossos produtos saudáveis não ganhassem destaque. Nem sempre o consumidor que está em busca do açaí – carro chefe da marca – acaba conhecendo o cardápio todo”, comenta Luis Demite, diretor geral do Grupo LFB Franchising.

Percebendo esse déficit, a franqueadora buscou uma solução lucrativa e eficiente: o ingresso nas famosas Dark Kitchens. A La Fruta Fit é uma segunda cozinha dentro das unidades da La Fruta Açaí onde serão comercializadas apenas os itens saudáveis da marca, como, saladas, crepes, wraps, saladas de frutas, caldos, sucos e lanches naturais.

Demite explica que essa mudança não trouxe nenhuma modificação estrutural nas unidades da marca. “Nosso principal objetivo é ampliar o público alvo de nossas unidades, com isso conseguimos aumentar o faturamento dos nossos franqueados comercializando os mesmos produtos”, pontua.

Durante um período pré-determinado os franqueados da rede que tivesse interesse em adquirir a La Fruta Fit teriam adesão zerada e investiria apenas nas embalagens e lacres de segurança. “Em menos de dois meses, já temos 8 lojas em operação e mais dez em implantação”, comenta. A partir de agora, os novos franqueados e os que desejarem ingressar deverão desembolsar o valor da taxa de franquia é de R$ 15 mil. Demite conta que, as lojas que adicionaram a segunda marca possuem uma variável de 8% a 15% de acréscimo no faturamento.

“Após testarmos a La Fruta Fit, percebemos que hoje, nossas marcas e nossos franqueados são capacitados para ter um segundo negócio, ou até mesmo mais marcas dentro de uma operação e isso nos abriu os olhos para entender que é possível operar uma F de Frango dentre de uma unidade da La Brasa Burger, informa Luis.

Assim como La Fruta Fit e La Fruta Açaí, nesse novo modelo da La Brasa Burger com a F de Frango é de fácil operação e poucas modificações. “Não há mudanças no modelo de negócio, o franqueado precisa apenas ter um espaço de armazenamento para guardar os insumos, uma fritadeira de pressão e acessórios de armazenamento”, informa.

Luis reforça que o principal objetivo dessas novidades é agregar no faturamento das unidades e minimizar custos, como de aluguel, equipe e outros. “Queremos que nosso franqueado aumente o faturamento, traga um novo público para sua loja sem ter de fazer mais custos ou alterações no modelo de negócio”.

Quando a franqueadora estava esboçando o projeto, a ideia principal seria que nesse modelo a F de Frango seria apenas uma Dark Kitchen de delivery, mas conversando com alguns franqueados, decidiu alterar a ideia para consumo no salão das unidades também. “Enquanto falávamos com eles, eles foram sugerindo alguns pontos e decidimos agregar o salão também, pois dessa forma ele consegue atrair um público ainda mais diversificado”.

A expectativa da LFB Franchising é que com essa novidade cerca de 20% a 30% dos franqueados já ingresse no novo modelo. “Temos franqueados que são mais empreendedores e compraram a ideia logo de início e alguns que são mais cautelosos e estão aguardando os próximos passos para ingressar, mas temos certeza que será vantajoso para todos”.

Hoje para adicionar uma F de Frango em uma unidade La Brasa Burger, o franqueado tem que investir cerca de R$ 30 mil reais. Esse valor engloba a taxa de franquia e capital de giro. Para quem não é franqueado da La Brasa Burger, tem um acréscimo de R$ 20 mil de taxa de franquia (sendo que a taxa de franquia da La Brasa Burger é de R$ 50 mil). Segundo a marca, o faturamento das unidades terá um acréscimo de R$ 30 mil ao mês. “Estamos sendo cautelosos com esses dados, mas acreditamos que esses números podem ultrapassar facilmente”, finaliza.

O Grupo LFB Franchising foi fundado em 2018, em São José do Rio Preto, é detentor das marcas: La Fruta Açaí, La Fruta Fit, F de Frango e La Brasa Burger, juntas possuem 210 unidades em todo país. Só em 2021 o grupo faturou R$ 100 milhões. A expectativa para 2022 é inaugurar mais de 50 unidades das 70 em implantação, comercializar mais 100 e atingir um faturamento de R$ 160 milhões. O grupo também não descarta a possibilidade de internacionalização da marca. “Temos alguns interessados na América do Sul e outras na Europa, principalmente em Portugal. Estamos finalizando alguns ajustes em planos de negócio, e estudando as questões técnicas para dar andamento nesse projeto”, finaliza.