Grupo Impettus participa da Arena do Franchising no Rio Innovation Week

Holding apresenta as marcas Espetto Carioca, Mané, Buteco Seu Rufino e Bendito durante o evento que conta com 20 marcas expositoras

O Grupo Impettus, uma das maiores holdings de franquias de bares e botecos do Brasil, que detém as redes Espetto Carioca, Mané, Buteco Seu Rufino e Bendito, marca presença no Rio Innovation Week, maior conferência de tecnologia do mundo, realizada entre os dias 13 e 16 de agosto. Neste ano, o evento firmou parceria inédita com a Associação Brasileira de Franchising seccional Rio de Janeiro (ABF Rio), que leva para a 4ª edição do evento 20 marcas expositoras. Em 2023, o setor atingiu a marca de R$ 240 bilhões no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). A pesquisa destacou o segmento de alimentação, que registrou um aumento de 17,5%.

Com operações de origem carioca, a holding já avançou para outros estados do Sudeste, como o tradicional bar do Rio de Janeiro, Buteco Seu Rufino, que chegou ao bairro de Moema, na capital de São Paulo, com o objetivo de elevar a experiência dos clientes com uma gastronomia original e atendimento acolhedor e familiar. Já a marca Espetto Carioca está com uma unidade em implantação nos Estados Unidos, enquanto a marca Mané está com inauguração prevista para São Paulo. Com uma projeção de crescimento de 25% no faturamento para 2024, a holding espera alcançar a marca de R$ 250 milhões.

“Estamos otimistas com a participação no evento, vamos apresentar aos visitantes os nossos diferenciais e todas as inovações e projetos tecnológicos que investimos nas marcas da rede. É importante trazer a digitalização no franchising e usar essa inovação a nosso favor, isso colabora com a expansão. Quando falamos sobre o ecossistema de inovação, devemos empregá-lo em todo o âmbito do nosso negócio, inclusive, na seleção dos franqueados, que acontece de forma cautelosa, prezando muito pelo comprometimento do empreendedor em manter a essência do grupo. Ressaltamos a importância do envolvimento dele na operação para que o seu negócio cresça com solidez e credibilidade”, afirma Bruno Gorodicht, diretor de novos negócios e sócio-fundador do Grupo Impettus.

O potencial carioca na criatividade para desenvolver bares

Conhecida por proporcionar experiências gastronômicas únicas em um ambiente sofisticado e fiel à cultura raiz de boteco, a marca Mané, já cativa no Rio de Janeiro, conta com mais de 27 unidades e oferece dois formatos de bar que variam entre 70m² e 150m², com investimentos de R$ 563 mil a R$ 865 mil. O estilo carioca levanta voo para além do Rio de Janeiro e aterrissa, nos próximos meses, o primeiro bar da rede em São Paulo, no bairro nobre de Alphaville, localizado no município de Barueri.

Já a rede Buteco Seu Rufino, famosa no Rio de Janeiro, que se destaca por oferecer um ambiente acolhedor e uma culinária típica de boteco: familiar e caseira. Nos quase nove anos de funcionamento, foram vendidas mais de cinco toneladas de torresmo, o petisco carro-chefe do boteco. Com sete unidades no Rio de Janeiro e uma em São Paulo, a rede oferece dois modelos de franquia de 70m² e 150m², com investimentos a partir de R$ 425 mil.

Na holding desde 2019, a marca Bendito, especializada em cookies, brownies, cafés e salgados, atua dentro do conceito de cafeteria afetiva e trabalha com receitas exclusivas e o mais puro chocolate belga Callebault, o que garante requinte e originalidade ao produto final. Atualmente com sete unidades na capital carioca, possui dois formatos de negócios, sendo loja de rua e quiosque. Os investimentos são de R$ 250 mil a R$ 322 mil.

Capacitação no food service

A fim de manter o compromisso com a excelência e a experiência do cliente, o grupo oferece um programa de desenvolvimento profissional, por meio da Universidade Impettus, ao todo são mais de 2.000 colaboradores em todo o grupo. O investimento em capacitação para todas as marcas, visa gerar o senso de pertencimento nos franqueados e em suas equipes. “Investir no desenvolvimento de pessoal promove a compreensão de todos sobre a cultura do grupo em cada operação. Além de fornecer subsídios com as análises, que podem gerar tanto o aumento do ticket médio dos clientes quanto o maior engajamento dos colabores”, afirma Bruno Gorodicht.