Mesmo em um ano atípico de pandemia, o setor de franquias segue com força no país. Segundo o SEBRAE, entre março e julho de 2020, mais de 600 mil brasileiros se tornaram microempreendedores. A mesma instituição afirma que a taxa de mortalidade de empresas é de 23%, e no franchising, a mesma taxa é de apenas 3%.
É neste cenário de otimismo do setor, que a Expo Franchising ABF Rio terá versão inédita virtual, com inicio no dia 25/09 e mais de x marcas participando. Um dos expositores que estará presente é o Grupo Alento Franchising, holding das marcas Billy The Grill, Vizinhando, Naa! Sushi Bare a CK Brazil, que participa com sabor ainda mais especial, pois está comemorando 10 anos no mercado de Food Service. Hoje são mais de 30 franqueados, que tocam os mais de 50 restaurantes em operação.
O Billy the Grill com 38 restaurantes, exibe númalimentaeros que consagram a marca de sucesso. Ao ano, são atendidos 2 milhões de clientes e vendidos 1,4 milhões de pratos; só de churrasco na pedra são 333 mil unidades. Com 36 lojas no Rio de Janeiro e 2 em Minas Gerais, o formato de franquia tradicional (loja de shopping ou rua) tem investimento de R$ 380 mil, faturamento médio de R$ 165 mil e lucratividade de 12% a 15%, além de premiações consecutivas da PEGN e do Selo de Excelência da ABF. A marca pretende fechar o ano com até 45 lojas e tem interesse em franqueados para a região serrana do Rio, além de São Paulo capital e interior, Belo Horizonte, Vitória, Brasília e as capitais do Nordeste, como Recife.
Já o Vizinhando- Botecagem de Raiz, outra marca de ouro do grupo, tem 15 casas no Rio e 2 restaurantes Dark kitchen. Com faturamento de R$ 175 mil e rentabilidade também de 12% a 15%, tem investimento inicial de R$ 399 mil. Com previsão de alcançar 20 unidades ainda este ano, aposta em franqueados para lojas de rua no Rio de Janeiro, na zona sul, Barra, Bangu, Campo Grande e Nova Iguaçu, além de cidades no interior do Rio (região dos lagos e serrana), Brasília, Vitória e Belo Horizonte.
O Grupo acabou por se fortalecer ainda mais na pandemia, com aceleração dos negócios com crescimento de 2,4 vezes do delivery em faturamento e mais de 9% na reabertura do setor. No mesmo período foram também lançadas as marcas Billy Burger e VZ Burgers, no modelo dark kitchen, operadas dentro das lojas Billy The Grill e Vizinhando, respectivamente, especializadas em vendas de hambúrgueres e sanduíches.
“A pandemia trouxe muitos desafios, mas também trouxe algumas oportunidades. Hoje está mais simples e mais barato empreender porque aprendemos a operar os negócios de forma mais otimizada”, explica o presidente do Grupo Luiz Felipe Costa, que gravou a palestra “Como as conexões do franchising impulsionaram os negócios na pandemia”, que ficará disponível para os visitantes da feira virtual nos 7 dias de evento.