Giraffas reforça ações contra o desperdício de alimentos no Dia Internacional de Conscientização

Todos os produtos desenvolvidos para a marca são planejados com foco em Zero Desperdício. Além disso, Rede utiliza dados históricos de vendas para ajustar a quantidade de alimentos descongelados diariamente

Em comemoração ao Dia Internacional da Conscientização sobre a Perda e Desperdício de Alimentos, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Giraffas,rede de franquias de alimentação completa, destaca suas iniciativas contínuas para reduzir o desperdício em sua cadeia de produção e reforçar seu compromisso com a sustentabilidade.

Segundo a ONU, mais de um bilhão de refeições são desperdiçadas diariamente em todo o mundo, enquanto cerca de 800 milhões de pessoas enfrentam a fome. A perda de alimentos ao longo da cadeia produtiva e o desperdício no consumo final representam um desafio global significativo. No Brasil, onde a desigualdade e o crescimento populacional ampliam a complexidade do problema, as ações para minimizar o desperdício são ainda mais críticas.

Estima-se que um terço de toda a produção mundial de alimentos seja desperdiçada, e 13% se perdem ao longo da cadeia produtiva, desde a exploração agrícola até a mesa do consumidor. Adriano Freire, diretor de Supply & Chain do Giraffas, destaca os esforços da rede para enfrentar esse desafio. “No passado, a necessidade de descongelar grandes quantidades de proteína animal frequentemente resultava em desperdício, com impacto financeiro e ambiental negativo. Para mitigar isso, implementamos uma ferramenta de planejamento que utiliza dados históricos de vendas para ajustar a quantidade de alimentos descongelados diariamente,” explica Freire.

Esse sistema permite um controle mais preciso do consumo, reduzindo significativamente o desperdício e aumentando a eficiência operacional. “Além disso, as proteínas são porcionadas diretamente na fábrica, garantindo que apenas a quantidade necessária seja utilizada nas unidades, otimizando o tempo de preparo e diminuindo o impacto ambiental. Todos os nossos produtos – desde molhos até coberturas e proteínas – são desenvolvidos com foco em Zero Desperdício ou o menor índice possível”, complementa Freire.

O compromisso do Giraffas com a responsabilidade social também se reflete na parceria com a ONG Amigos do Bem, que há mais de 25 anos atua no sertão nordestino, promovendo desenvolvimento sustentável e inclusão social. Por meio dessa parceria, o Giraffas já contribuiu com arrecadações por meio de campanhas como o Dia do Amigo e o Natal do Bem.

Neste Dia Internacional da Conscientização sobre a Perda e Desperdício de Alimentos, o Giraffas convida seus clientes e parceiros a refletirem sobre a importância de reduzir o desperdício de alimentos em suas próprias rotinas e a se engajarem nessa causa global.