O Giraffas, rede de franquias de restaurantes, está investindo cinco milhões em treinamento e tecnologia neste ano. A estratégia concentra-se na otimização da operação dos restaurantes e no aprimoramento da jornada do cliente, com mudanças que incluem modernização dos restaurantes com totens de autoatendimento, melhorias nos sistemas de operações e no PDV (Ponto de Venda), implementação de novo CRM (Customer Relationship Management), novas tecnologias de data marketing, business intelligence, integração de aplicativo e site.
A automação dos restaurantes, aliada a estratégias inovadoras como despacho eficiente, medição de tempo, e automação logística, visa melhorar a comunicação com o cliente e proporcionar interações mais personalizadas, garantindo uma experiência única. “Estas iniciativas não só visam aprimorar a experiência do cliente, mas também otimizar as operações, reduzir custos e impulsionar a receita da marca, sempre garantindo qualidade.”, explica Cláudio Miccieli, diretor de gestão do Giraffas.
Os investimentos seguem a tendência de crescimento do setor de franquias, conforme apontado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), impulsionado pela digitalização, novos formatos de negócio e da omnicanalidade. O Giraffas, alinhado a essas tendências, concentra esforços em fortalecer sua presença no e-commerce, com foco na abordagem omnichannel.
O projeto teve início na convenção de franqueados em maio/junho de 2023, seguido pela implementação do projeto piloto na Unidade do Shopping West Plaza, a partir de 2023. A aceitação positiva do público, confirmada pela operação da Unidade do Shopping Center Norte em dezembro, serviu como benchmarking para atrair os demais franqueados da rede.
Também foi realizada experiência com o recurso de cashback, com teste oferecendo 5% de cashback com resgate em até 60 dias entre julho e outubro de 2023 em sete restaurantes (DF e SP); com posterior expansão. A recompensa foi ampliada para 10% de cashback pelo aplicativo, com resgate em até 30 dias.