Um dos maiores desafios das grandes redes de alimentação fora do lar é o treinamento de milhares de colaboradores espalhados pelo país, todos os anos, dificuldade agravada pelo tradicional turn over do setor.
No caso do Giraffas, a maior rede de refeições completas do país, o treinamento dos colaboradores começou há 40 anos, na abertura da rede, sendo incentivado pelo seu fundador, Carlos Guerra, que batizou em homenagem à sua mãe a primeira escola do setor: Escola Dona Maria Elza. Das salas de aula, no formato tradicional, o treinamento evoluiu para vídeos e para o ensino à distância, e em fevereiro de 2020 as iniciativas de treinamento e formação foram consolidados em torno da marca Universo do Saber, que oferece hoje em bases permanentes cerca de 50 cursos nas áreas de boas práticas de fabricação, preparação de receitas, montagem de produtos, preparo das carnes, atendimento ao cliente e delivery, entre outros. A plataforma conta, ainda, com a parceira Praxis Business para os cursos de gestão de pessoas, gestão financeira, gestão de estoque e gestão de negócios. Ao todo são oferecidas 150 horas de cursos, e quase 9.000 pessoas passaram pela plataforma, que emitiu cerca de 23 mil certificados.
“A ideia inicial da plataforma nasceu em 2018 e decorreu da identificação da necessidade de digitalização dos treinamentos internos, considerando o crescimento e adesão popular ao sistema EAD (Ensino à Distância). O lançamento do projeto naquela oportunidade revelou-se ainda mais estratégico com o advento da pandemia, pois estávamos preparados para utilizar o EAD como ferramenta principal dos treinamentos das equipes durante os fechamentos e reaberturas dos restaurantes. Mas, claro, continuamos também com treinamentos presenciais, sempre que se mostram necessários e seguros para as equipes. O Universo do Saber começa a constituir um benchmarking no mercado, e temos sido bastante procurados por empresas de todo porte, que querem conhecer nossa metodologia”, conta Rosana Mendes, gerente de treinamento do Giraffas.
O Universo do Saber funciona de forma dinâmica, com cursos que fornecem certificação no final, valorizando e reconhecendo o aperfeiçoamento dos colaboradores. A plataforma possui diversas ainda interações, gamificação, vídeos e também são realizadas algumas lives , fazendo com que o aprendizado seja mais interativo O acesso é totalmente gratuito e liberado para todos os colaboradores da franqueadora e dos restaurantes franqueados. Os acessos podem ser via app, site, desktop e smartphone. O conteúdo é desenvolvido pela equipe de Treinamento & Desenvolvimento interna do Giraffas, além da parceria com a Praxis Business.
De acordo com Rosana, o principal benefício do Universo do Saber é o desenvolvimento do capital humano do Giraffas, fortalecendo a padronização dos preparos, melhorias no atendimento e na gestão dos restaurantes. “A plataforma é um canal direto com todos os colaboradores do Brasil, e integra uma prioridade estratégica da empresa, que é a busca da excelência no atendimento de nossos clientes. Adicionalmente, oferecemos cursos voltados ao desenvolvimento pessoal dos colaboradores em ferramentas digitais com a Microsoft e cursos que desenvolvem as habilidades interpessoais em temas como vulnerabilidade, comunicação não violenta e resiliência”, finaliza a gerente.