Quem trabalha com o e-commerce ou se aventura em compras digitais, com certeza já ouviu falar sobre marketplace. Esse serviço nada mais é do que um modelo de negócio que traz recursos muito úteis para empresas e lojas que vendem produtos pela internet. Esse serviço garante que haja aumento significativo nas vendas.
O que é marketplace?
Marketplace é um canal em que você pode utilizá-lo tanto para comprar produtos, quanto para vender. É um espaço que reúne diversos vendedores e lojas, com diferentes ofertas e produtos, para oferecer uma rica variedade de opções para o consumidor final.
Esses espaços também permitem que os consumidores façam uma avaliação da compra feita, o que garante mais confiança e credibilidade à loja que está circulando aquele produto. É uma ótima oportunidade para aqueles que possuem um e-commerce e deseja atrair mais compradores.
Os marketplaces tiveram seu início ainda na década 1990, nos Estados Unidos, mas eles só se tornaram extremamente conhecidos com a popularização dos smartphones e do acesso à internet, que é utilizada cada vez mais para buscar produtos online e variação de preço. O boom dos marketplaces e do e-commerce aumentou ainda mais durante a pandemia do Covid-19.
O que é e-commerce?
E-commerce, ou comércio eletrônico, também é uma modalidade de negócio onde todo o processo da venda é feito totalmente pela internet, através de canais online. Nesse processo, os procedimentos envolvidos em uma compra, como escolha do produto, transações comerciais e pagamento da compra são feitas de forma online, somente a entrega é feita de forma presencial.
O termo “e-commerce” é comumente utilizado como sinônimo de loja virtual, ou seja, um site que comercializa produtos para vendas online.
Segundo um relatório do Opinion Box, o e-commerce foi a escolha de 77% dos brasileiros para realizar as suas compras nos últimos 12 meses.
Ainda de acordo com o relatório The Global Payments Report 2023 aponta que o comércio eletrônico da América Latina está projetado para crescer 13% até 2026.
Além disso, dados da ABComm Forecast preveem que o faturamento do e-commerce pode ultrapassar R$ 250 milhões até o ano de 2027.
Gigatron Franchising ganha um novo hub
Hub é um centro de conexão que facilita a transferência de dados, informações ou de recursos em diferentes dispositivos e sistemas. O hub é facilmente encontrado no mercado digital, e é utilizado muito pelo cenário do empreendedorismo, como um local ou espaço destinado a estimular conexões.
Pensando na necessidade dos clientes, que passaram a vender mais no ambiente digital, a Gigatron Franchising lançou um novo serviço: o GigaMKTPlace, um hub responsável por fazer ponte entre as plataformas de e-commerce e marketplace.
“Esse hub estará integrado ao GigaERP e ao ControlaBem, possibilitando assim, realizar cadastros de produtos e vincular a diversas plataformas, realizar o processo de expedição e tendo a possibilidade do cliente escolher entre uma solução web ou uma solução desktop”, explica Victor Ruiz, sócio-diretor da Gigatron Franchising.
Um dos carros-chefe do portfólio de produtos/serviços da Gigatron é o GigaERP: um software de gestão empresarial para pequenas e médias empresas, como mercados, lojas de vestuário, papelarias, restaurantes etc., além de prestadores de serviços.
Com ele, os empresários contam com soluções completas para administrar todo o negócio, que vão desde automação de processos financeiros, controle de estoque, emissão de notas fiscais, e muito mais. As empresas podem contar com duas vertentes da ferramenta: o GigaERP propriamente dito e o ControlaBem – sua versão software web, que não exige uma infraestrutura robusta para instalação.
80 canais integram o GigaMKTPlace
Victor Ruiz explica que esse sistema permite que o franqueado da rede fique mais competitivo, “oferecendo soluções mais completas aos clientes, conseguindo, inclusive, atender uma fração maior de mercado”.
“Esse sistema é recomendado para empresas que vendem em plataformas de e-commerce e marketplace, que precisam centralizar todos os processos desde gestão, expedição e cadastro de produtos”, afirma o sócio-diretor.
Dentre os marketplace e e-commerce que farão parte do novo sistema da Gigatron Franchising, estão nomes como Amazon, Casas Banhias Marketplace, Magazine Luiza, Netshoes, Americanas Marketplace, Mercado Livre, Carrefour, Madeira Madeira, Dafiti, Lojas Colombo, Centauro, Leroy Merlin, Shopee, C&A, Renner, Riachuelo, Decatlhon, e outras 63 plataformas.