A Gigatron Franchising – rede de franquias que possui destaque pela sua inovação e qualidade dos produtos e serviços dentro da área de tecnologia da informação, especialmente em softwares – acelera a expansão e chega a 60 operações ativas pelo Brasil, cinco delas estão localizadas nas cidades de Salvador (2 unidades) e Itabuna na Bahia; Balsas (MA) e João Pessoa (PB), no Nordeste brasileiro. A meta, segundo a empresa, é dobrar o número de unidades nessa região até o final deste ano.
Victor Ruiz, diretor comercial e sócio da Gigatron Franchising, conta que além das capitais, cidades como Sobral (CE), Campina Grande (PB), Feira de Santana (BA), Açailândia (MA), Piripiri (PI), Barra dos Coqueiros (SE), Caruaru (PE), e Mossoró (RN) são receptivas a receber uma operação da marca, devido ao potencial econômico e empreendedorismo local.
Para alcançar essas cidades, além de outras com bom potencial para o empreendimento, a principal estratégia adotada pela franquia está ligada às regiões que têm um aumento de novas empresas e empreendedores que buscam gestão e um processo para introdução digital e venda online. Dentro do cenário do Nordeste, a Gigatron visualiza um crescimento significativo de novos empreendedores com essas características.
Para o empresário, os nordestinos possuem uma demanda que ainda não foi atendida pelo mercado local, o que torna atrativa e receptiva a novos negócios. “O cenário do Nordeste é de introdução digital, encontramos muitos empreendedores que ainda não tem tecnologias que auxiliam na gestão e vendas, diante desse cenário o franqueado tem a possibilidade de ser a pessoa que vai ganhar espaço e romper essa barreira nas regiões do Nordeste”, enfatiza Ruiz.
Negócio arretado
Quando falamos do Nordeste a primeira coisa que lembramos são as belíssimas paisagens e praias mundialmente conhecidas que encantam os olhos de qualquer pessoa. Mas a verdade é que essa região tem muito o que oferecer além do turismo local, principalmente quando o assunto é empreendedorismo.
Essa região abrange desde o estado da Bahia até o Maranhão, e vem se mantendo firme. Tanto que logo depois do eixo Rio-São Paulo é um dos locais mais procurados pelas marcas que desejam abrir novas unidades.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o franchising nordestino faturou mais de R$ 31 bilhões no ano passado, totalizando um aumento de 14,6% em relação a 2021, obtendo um crescimento acima da média nacional, que foi de 14,3%. Além disso, o número de unidades registrou uma alta de 7,6%, conquistando 26.809 operações na região. Ainda segundo a associação, a projeção para este ano é um crescimento entre 9,5% e 12% no faturamento, 10% em unidades, 4% em redes e 10% no número de empregados diretos do setor.
Levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE), também aponta um crescimento na economia do Nordeste, sendo de 2,2% ao ano entre 2002 e 2020, em linha com a média do PIB nacional, que avançou 2%.
De olho na tecnologia
A Gigatron Franchising é uma rede fundada em 1998 na cidade de Birigui, interior do estado de São Paulo. Seu objetivo é levar a marca para os quatro cantos do país, inclusive no Nordeste, já que foca em trazer soluções aos pequenos e médios empresários do varejo. Para os franqueados, a companhia conta com suporte especializado e um atrativo faturamento médio mensal, além de solicitar baixo investimento inicial para empreender com o franchising.
“Acredito que a franquia premium, que contempla todas as tecnologias e serviços, seja mais vantajosa para o candidato no Nordeste. Neste cenário ele consegue replicar a estratégia omnichannel, resolvendo várias dores do empreendedor com um único modelo de franquia”, informa Ruiz.
O diretor comercial se refere ao modelo de negócio de software premium, que pode ser conduzido home office e loja física. Para esse modelo é solicitado investimento inicial total de R$ 20.500, já incluso a taxa de franquia de R$ 20 mil e capital de giro a partir de R$ 500,00. A novidade fica por conta que 40% do que é investido na taxa de franquia retorna como cashback para o franqueado em investimento de marketing (Google e redes sociais), ajudando o empreendedor na expansão do negócio dentro da sua área de atuação.
Na opção de home office, que tem a maior procura dos investidores interessados, o franqueado pode conduzir a operação sozinho, sem a necessidade de funcionários, e fatura em média R$ 9.400 por mês, com lucro líquido de R$ 5.900. O retorno do investimento está previsto entre 1 e 12 meses.
A Gigatron conta com soluções de gestão com foco no pequeno e médio varejo, restaurantes e prestadores de serviço. “O software passou a ser um commodity e é utilizado como ferramenta de apoio. Porém, de uns anos pra cá, ele se tornou um dos principais combustíveis para os bons resultados e operações das empresas. O cenário econômico brasileiro atual tem feito muitos empresários investirem mais nesse mercado de tecnologia. Além disso, quem possui soluções mais caras estão migrando para soluções com melhor custo-benefício, que é exatamente o que oferecemos ao cliente final, fazendo com que a Gigatron tenha destaque nesse crescimento”, finaliza Victor Ruiz, sócio diretor comercial da Gigatron Franchising.