Gigatron Franchising disponibiliza mais de R$ 20 mil em cashback para franqueados

Franquia de tecnologia aponta que o franqueado tem 20% do valor da taxa de franquia devolvido, que pode ser utilizado por 12 meses em gestão de mídias sociais e geração de leads

Traduzido para o português, cashback significa “dinheiro de volta”. Essa modalidade está sendo cada vez mais utilizada por comerciantes e empresários a fim de reter mais a fidelização dos clientes. O cashback nada mais é do que um programa de recompensas cujo objetivo é devolver uma parte do dinheiro gasto pelo consumidor em algum serviço ou produto. Essa devolução pode ser em dinheiro, créditos em novas compras ou troca por novos serviços, ou produtos.

Origem do cashback

O cashback nasceu ainda na década de 90, mais especificamente no ano de 1998, por uma empresa na Califórnia, Estados Unidos, comandada por dois advogados. Na época, o serviço chamou a atenção dos consumidores e logo a marca conquistou um público amplo. O programa se tornou amplamente conhecido e hoje se tornou uma das principais estratégias utilizadas por lojas e até mesmo redes de franquias. Segundo pesquisa produzida pela Izio&Co, o cashback é responsável por um aumento de 83,5% dos gastos em compras.

Além disso, conforme a pesquisa, o cashback é responsável pelo aumento da frequência de compra, variando de 60% a 120% a mais em relação ao cliente que não usa esse benefício. Ainda, a retenção é 4,8 vezes maior depois de seis meses.

Cashback em franquias

Oferecer o programa de cashback ajuda na conquista de novos clientes e retém aqueles que já são consumidores da marca. Diferente do desconto, o cashback estimula os consumidores a retornarem para a marca, a fim de explorar novos serviços.

Para as franquias, essa modalidade não é muito diferente. Nesse caso, o franqueado pode ter parte do dinheiro investido de volta, que poderá ser utilizado para melhorias da unidade ou em campanhas de marketing e mídias digitais.

É o caso da Gigatron Franchising – marca especializada em software de gestão para micro e pequenas empresas – que usa a estratégia para atrair mais franqueados, oferecendo o retorno de 20% do valor investido na taxa de franquia. A quantia pode ser diluída em 12 meses de campanhas de tráfego pago para mídias sociais e geração de leads para os novos franqueados.

“Notamos que uma das dificuldades do início das atividades dos novos franqueados era a geração dos leads. Com esse modelo de cashback, o franqueado tem o retorno de 20% do valor pago na taxa de franquia, que será diluído por 12 meses de campanhas de marketing pagas, fazendo com que esse franqueado conquiste os primeiros clientes e tenha faturamento na franquia”, explica Victor Ruiz, sócio-diretor da Gigatron Franchising.

Estratégia vantajosa

Desde quando foi implantada na rede, a Gigatron Franchising já desenvolveu mais de R$ 20 mil em cashback. Essa estratégia não só ajuda a rede a ganhar novos franqueados, como também a ajuda a coletar mais dados desses e conhecer melhor suas necessidades, preferências e expectativas.

“Entre as principais vantagens de oferecer o cashback estão: a atração de novos clientes/franqueados, pois oferecer algo em troca pode ser atrativo para os novos consumidores; e melhora na experiência dos clientes, já que muitos costumam ver o cashback como forma de ‘ganhar’ algo, o que pode melhorar a concepção da marca. Mas é preciso ficar atento, já que oferecer o cashback pode ser caro, principalmente no início. Dessa forma, os custos devem ser monitorados, ou até mesmo precificados nos produtos para não ter prejuízo”, finaliza Victor.