Mesmo bastante jovem, Bruno Barros, atualmente com 28 anos, enfrentou grandes superações antes de fundar em 2014 a Noxii, marca que atua no ramo de saúde, bem-estar e entretenimento. Nascido e criado no bairro São Mateus, periferia de São Paulo, a trajetória profissional de Barros começou bem cedo, aos 13 anos. De origem pobre, ele conseguiu o primeiro emprego como vendedor na pequena empresa do tio.
Em 2008, porém, quando tinha 19 anos, recebeu uma proposta salarial melhor de uma distribuidora de materiais elétricos, mas precisou se mudar da capital paulista para Joinville (SC), onde estava localizada a sede da empresa. “Cheguei em Santa Catarina sem nada. Só com uma mala de roupa e uma mochila e fiquei morando de favor na casa do dono da empresa durante um ano”, explica.
Bruno trabalhou durante seis anos na empresa, onde ocupou mais de dez funções diferentes, dentre elas operador de empilhadeira, auxiliar de serviços gerais e comprador. Como funcionário, chegava a trabalhar pelo menos 15 horas por dia. “Foi nesta época que tive um ataque cardíaco, a demanda subiu muito e ‘embalei’ 53 dias trabalhando das 4h à meia noite. Caí desacordado durante o expediente e fui levado ao pronto socorro com arritmia cardíaca, o rosto e os dedos das mãos estavam travados. Nem falar eu conseguia, foi a situação mais desesperadora que já vivi”, lembra.
A carga de trabalho ficou menor após o susto, mas ainda era intensa. Neste período, começou a pensar em empreender, mas a ideia ainda era embrionária, faltava dinheiro e descobrir um mercado que realmente o deixasse apaixonado. Só em 2014 os planos começaram a sair do papel. Praticante de Jiu Jitsu desde 2012, o jovem percebeu que seria possível aliar sua paixão pelo esporte ao empreendedorismo. “Mesmo sem curso técnico ou superior, sabia que com persistência poderia alcançar meus sonhos.”
E foi na comemoração de seu 25° aniversário que surgiu a ideia de criar a própria empresa. “Ganhei de presente camisetas e bermudas de grandes marcas do ramo de lutas e pensei: e se eu tivesse a minha marca, será que comprariam de mim?” Três semanas depois Bruno criou a Noxii, inicialmente desenvolvida para atuar no ramo de roupas e equipamentos para artes marciais.
Sem conseguir avançar no novo negócio, o empreendedor, que mantinha o trabalho na distribuidora, até mesmo para dar sequência ao sonho, decidiu adquirir um percentual da academia onde treinava, que era franqueada de uma rede famosa. Um dos proprietários, na época, estava se mudando para outro país. “Achei que era uma oportunidade para ter o meu próprio negócio em um ramo que sou apaixonado. Para comprar a academia, usei parte do dinheiro que tinha, pedi uma parte emprestada para o meu chefe e parcelei a outra. Foi realmente uma loucura, pois não entendia nada de gestão de academias. Mas alguma coisa dizia para eu dar um jeito e entrar no negócio. Hoje, vejo que nada acontece por acaso”, explica.
Porém, com custos cada vez maiores e desalinhamentos com o sócio, a academia não rendia o esperado. Por algum tempo fechou no vermelho e, em setembro de 2015, Bruno decidiu vender a sua participação.
Com o propósito de dar visibilidade à marca Noxii, que até então estava adormecida, o empreendedor foi até a sede da franqueadora da academia para propor uma parceria de licenciamento e a venda de produtos, porém, mais uma vez, o destino tratou de mudar seus planos. “Não acreditaram, disseram que os produtos não tinham qualidade e nem seriam desejados pelos clientes. Viajei 2000 km para uma reunião que não durou nem uma hora. Negaram minha proposta logo de cara. Confesso que fiquei muito decepcionado e revoltado.”
Mesmo com as dificuldades, Bruno continuou empreendendo no ramo e, em dezembro de 2015, começou a desenhar a própria rede de academias, que pertenceria também a marca Noxii. Ele queria colocar em prática os conhecimentos que adquiriu quando era franqueado, ajustar os erros que contribuíram para o fracasso no negócio e criar um projeto que realmente fizesse diferença na vida das pessoas.
Bruno chamou alguns amigos, profissionais de educação física e gestores que trabalharam com ele para apresentar a ideia e seis deles toparam entrar na sociedade. “Cada um contribuiu com o que podia. Eu refinanciei meu carro, dois usaram parte das economias, o outro usou o cartão de crédito para comprar o ar condicionado, outro tinha uns tatames que entrou como parte de pagamento e teve dois que fizeram empréstimos bancários e familiares. Assim fomos e, no fim, tudo deu certo”, lembra Bruno. A sociedade originou a fundação da primeira unidade da academia Noxii Live Center que foi inaugurada em agosto de 2016 e, com um ano de operação, já atende mais de 250 alunos.
A Noxii Live Center tem um ambiente distinto das academias tradicionais, a trilha sonora é confortável, as paredes, teto e o chão são totalmente brancos e não têm espelhos. Até porque a ideia não é cultuar o corpo. O espaço é dedicado às famílias e ao público que está em busca de saúde, bem-estar e qualidade de vida, onde aparência física é o que menos importa. “Quebrando vários paradigmas, criamos a primeira academia do mundo que não parece academia”, diz o fundador.
O conceito inspira o público que quer praticar exercícios físicos, porém, não encontra na concorrência a leveza de um ambiente sem julgamentos, alegre e que seja a extensão da casa. Além disso, não há um figurino para fazer os exercícios, a regra é que a pessoa se sinta à vontade com a sua roupa. Outro diferencial é que mães, pais e filhos podem fazer os exercícios juntos.
“Nosso propósito é fazer diferente. A maioria das academias usa cores escuras na decoração e o som, em geral, é para acelerar. Nosso propósito é ajudar na qualidade de vida e no bem-estar em um local que as pessoas se sintam confortáveis. Não cultuamos o corpo como principal benefício, mas sim a saúde e a união entre as famílias”, conclui.
O negócio deu tão certo que, em dezembro de 2016, o Grupo Dream Store (dono da indústria e rede de franquias de produtos de limpeza Ecoville) enxergou o potencial da Noxii e adquiriu 66% da marca. “Trouxemos a Noxii para dentro da nossa estrutura de retaguarda, que conta com mais de 50 profissionais. Contratamos as melhores empresas do setor para fazer a formatação e a estratégia de expansão. É um modelo acessível, inovador, com foco no sucesso do franqueado e com potencial global. Realmente chegamos para fazer história e estamos muito confiantes para repetir com a Noxii o sucesso que está sendo a Ecoville” explica Leonardo Castelo, diretor do Grupo Dream Store.