Fundador da DryWash defende o microempreendedorismo e acredita que esse é o caminho para amenizar a desigualdade social

Lito Rodriguez espera incentivar diversos setores a criarem oportunidades para os microempreendedores com negócios de baixo custo e retorno rápido

O empresário Lito Rodriguez, fundador e CEO da DryWash, rede de franquias de lavagem a seco de automóveis, vai colocar toda a experiência que acumulou no mundo dos negócios a serviço de novos empreendedores. Ele acaba de lançar a “Ilumine”, uma consultoria com viés social que visa consolidar e disponibilizar ao mercado soluções sustentáveis para resolver as relações de trabalho que estão se transformando a cada dia.

Um dos exemplos dessa transformação é o acesso cada vez maior de trabalhadores nas plataformas de serviços. Essa nova modalidade de trabalho tem gerado discussões sobre vínculos e direitos e tem levado empresas como a Uber a receber multa bilionária. Para Lito, a solução para casos como esse está no empreendedorismo individual (EI), único capaz de absorver um número grande de trabalhadores, que proporciona benefícios para os dois lados e de forma segura.

Foram esses entraves entre empresas e prestadores de serviços que fizeram Lito perceber que precisava compartilhar com o mercado sua experiência. Em 2019, Lito implantou na rede o Empreendedorismo Individual DryWash (ED), um modelo de negócio que possibilitou a entrada de centenas de homens e mulheres para sua rede, graças ao baixo investimento. Hoje, são mais de 100 ED´s pelo Brasil que saíram de uma situação de vulnerabilidade social para uma renda que pode chegar a R$ 6 mil.

Com a Ilumine, Lito apresenta um novo caminho para uma transformação social. “O micro empreendedorismo pode acabar com a informalidade, além de acreditar que esse é o “futuro do trabalho”, sem deixar de oferecer segurança para quem adere e para quem contrata”, explica Lito.

Na prática, a Ilumine oferece às empresas um ecossistema completo capaz de implantar todos os processos para que o micro empreendedorismo seja um dos modelos de negócio. Com um investimento de R$ 10 milhões, Lito abriu três empresas que compõem esse ecossistema. A Via Contabilidade, que oferece toda a gestão do negócio. A Sistematize, uma infratech (Infrastructure Technology) especializada em serviços financeiros, com foco em micro, pequenas e médias empresas. E a Via CSC (Centro de Serviços Compartilhados), que executa os processos de backoffice, proporcionando ganho de escala, inovação e melhorias contínuas. Com esses serviços o empreendedor fica livre para focar apenas no seu core business.

O empresário espera provar para o mundo corporativo que os benefícios vão além do faturamento positivo, mas principalmente, a oportunidade que o setor tem para proporcionar uma verdadeira relação de trabalho sustentável, derrubando as barreiras que impedem a prosperidade das pessoas, tirando-as da informalidade.

Segundo Lito, esse modelo pode ser utilizado em empresas dos mais variados segmentos, inclusive os de mobilidade urbana e entregas.

“Trabalhar todos os princípios do ESG, sem negligenciar nenhuma prática é fundamental. Por isso, precisamos abraçar mais o “S” da sigla e levantar mais bandeiras à favor do social. Com a Ilumine queremos inspirar, sem negligenciar nenhuma letra. E essa é a oportunidade que nós empresários estamos tendo para construir um país mais igualitário”, avalia Lito.

As franquias também podem abraçar a causa

O franchising hoje é um dos segmentos mais importantes da economia e um dos responsáveis pela movimentação dos negócios no país. Por estarem presentes no setor de serviços, Lito vê o segmento como um importante aliado, já que as franquias respiram empreendedorismo.

Segundo ele, o brasileiro gosta e sabe empreender, o que falta, além do capital inicial, é a qualificação administrativa e financeira para tocar o negócio. “Se o franchising pensar nesse público e criar uma opção que caiba no bolso do investidor, imagina o quanto a marca pode crescer, além de ajudar milhares de famílias”, explica.

Como o sistema de franquias é um modelo maduro e consolidado no Brasil, com regras claras e uma associação que regula o segmento, Lito garante que tanto franqueado, quanto franqueador estão seguros. “Falo de segurança jurídica, contábil e operacional”, diz.

“O que eu quero com a Ilumine é contribuir para um futuro mais justo e sustentável, no qual as pessoas em situação de vulnerabilidade social possam ter a oportunidade de realizar seus sonhos e transformar suas comunidades”, finaliza Lito.