O Fran’s Café, rede de franquias de cafeterias brasileira, anuncia crescimento de 25% de sua rede de lojas pelo País, após plano de expansão iniciado em 2022. Nos últimos 18 meses, o Fran’s Café inaugurou 13 lojas e revitalizou outras quatro unidades. Até o final deste ano, serão inauguradas mais quatro lojas e, em 2025, a previsão é contar com pelo menos mais 15 novas unidades.
Os resultados também apareceram no faturamento anual da rede, que tem projeção de R$ 65 milhões em 2024. A expectativa é alcançar uma taxa de crescimento anual de 20% com as novas lojas previstas para o ano que vem. Para alcançar os resultados positivos, a rede também passou por uma série de ações com foco em inovações, reposicionamento da marca e atração de novos franqueados.
Uma parte da estratégia foi olhar para regiões em que a rede ainda não estava presente e também buscar franqueados interessados em contar com lojas em locais de grande movimentação, como centros comerciais, shoppings e aeroportos. Outro passo importante, é o reforço da marca na cidade de São Paulo, que acolheu a marca como patrimônio local.
“Em nosso estudo de mercado, um passo importante do plano de expansão foi a inauguração da nossa Loja Origem, localizada em São Paulo, no bairro de Pinheiros. Com investimentos na casa de R$ 3 milhões, estruturamos a unidade para ser uma referência para toda a rede e uma plataforma de inovações”, revela o CEO da rede Fran’s Café, Francisco Conte. A unidade Origem também se tornou espaço para eventos na cidade de São Paulo, principalmente para lançamentos e posicionamento de marcas. A loja já recebeu eventos de nomes como AdeS, L’Oréal Paris, Vichy, BT House (Bruna Tavares) e Hope.
Dentro deste cenário, uma movimentação importante da rede é a mudança de sua sede administrativa, que passa a estar localizada no bairro de Pinheiros e entra em operação em Outubro. “Estamos de volta com nossa sede administrativa na cidade de São Paulo, após anos de atividades em Alphaville. E isso está diretamente ligado a todo o planejamento de expansão e a importância da cidade de São Paulo para nossa marca”, explica Francisco Conte.
Inovações – Nestes últimos dois anos o Fran’s Café realizou uma série de ações e firmou parcerias para trazer novidades aos clientes. Entre as principais ações esteve o trabalho de rejuvenescimento da marca, que completou 52 anos em 2024. Desta forma, parte da base instalada e as novas lojas da rede passaram por adequações, que vão desde o visual até o layout das lojas.
Também foram inseridos no cardápio novas opções de comidas e bebidas. “Entendemos a mudança do perfil de nossos clientes e buscamos novidades como, por exemplo, o lançamento de bebidas alcoólicas com marca própria. Além disto, reforçar nossa parceria com grandes marcas do mercado como a Gallo. Elaboramos uma nova carta de vinhos para acompanhar nossas opções de massas e risotos. Sem contar novidades em relação ao nosso café que conta com um blend exclusivo”, acentua Francisco Conte.
Quando o assunto é o principal produto da rede, o café, a percepção é o aumento da exigência dos consumidores. Por isso, houve o desenvolvimento de cafés especiais, novas versões do icônico Franccino, além do espresso que traz um blend exclusivo elaborado com grãos provenientes do Cerrado Mineiro e do Sul de minas.
“Hoje contamos com uma equipe dedicada e focada em resultados. Estamos seguros e conscientes dos desafios que temos pela frente, mas nossa resiliência e experiência de mercado nos mostra o caminho certo”, completa Francisco Conte.