Franquias viram ponte segura para brasileiros que querem viver legalmente em Portugal

País se consolida também como oportunidade estratégica para franqueadoras do Brasil crescerem no mercado europeu, empreendendo com segurança

Para muitos brasileiros, a decisão de viver em Portugal vai além de qualidade de vida, é também uma escolha estratégica de futuro. Com processos de legalização mais acessíveis e uma afinidade cultural latente, o país europeu tem se consolidado como destino preferencial para quem deseja empreender. E, nesse cenário, o franchising desponta como uma das formas mais seguras, rápidas e estruturadas de alcançar esse objetivo.

Como exemplo, tanto às franqueadoras do Brasil que desejam expandir e internacionalizar suas operações na Europa, quanto aos cidadãos brasileiros que procuram uma oportunidade de empreender por meio dessa tendência, está o Grupo NBrand. O negócio é o maior conglomerado de franquias de Portugal, que tem nadado de braçada junto ao público brasileiro: hoje, metade dos seus franqueados são naturais do Brasil. Fundado há mais de 20 anos, o grupo reúne mais de 200 unidades franqueadas e um portfólio de marcas líderes em seus segmentos.

“Os brasileiros chegam com foco, disposição e cada vez mais preparados para empreender. É uma comunidade empreendedora vibrante, que vê no franchising uma forma de investir com propósito, gerar renda e fazer parte da economia local de maneira legal e estruturada. O setor oferece o que muitos brasileiros buscam ao migrar; um negócio validado, com suporte completo e retorno financeiro consistente”, afirma Cândido Mesquita, CEO e fundador do Grupo NBrand e vice-presidente da Associação Portuguesa de Franchising.

Franquias que falam a língua do brasileiro

Atualmente, estima-se que mais de 550 mil brasileiros vivam legalmente em Portugal – número que pode ser ainda maior segundo dados recentes do governo português. Essa presença se reflete diretamente no mercado, onde marcas que acolhem e potencializam esse empreendedor se destacam.

“Portugal é uma excelente porta de entrada para a Europa e, ao mesmo tempo, um mercado receptivo à cultura brasileira. Aqui, o brasileiro não começa do zero; começa com bagagem, com apoio e com um modelo de negócio pronto para crescer”, diz Cândido.

Entre os modelos de negócio oferecidos pelo Grupo NBrand, destaca-se a House Shine, líder no segmento de limpeza doméstica profissional, também presente no Brasil. Com 100 unidades franqueadas, o investimento inicial gira em torno de € 35 mil (R$224,7 mil), com retorno entre 18 e 24 meses e faturamento bruto mensal estimado de € 14 mil (R$89 mil).

Outra aposta recente é a House Comfort, nova franquia de apoio domiciliar humanizado, voltada ao cuidado integral de idosos. Um mercado em franca expansão em Portugal, que atualmente possui 24% de sua população formada por pessoas com 65 anos ou mais, e escassez de serviços qualificados. O investimento inicial fica entre € 30 mil e € 40 mil, com retorno previsto de até dois anos e rentabilidade estimada em 25%.

Já a Urban Obras atua com obras e arquitetura, exigindo um aporte inicial de € 41,5 mil (cerca de R$ 266 mil) e oferecendo faturamento mensal próximo de € 50 mil. A Vangor, especializada em design de interiores, tem retorno expressivo: com investimento de € 40,5 mil (R$ 260 mil), o franqueado pode lucrar até € 16 mil mensais. Além dessas marcas, a NBrand ainda conta com as franquias UNU Imobiliária e Branquia, sendo a última voltada ao setor de limpeza técnica.

Suporte do início ao sucesso

O Grupo NBrand oferece aos franqueados brasileiros todo o suporte necessário para uma implantação segura e rentável do negócio, desde a escolha da marca mais adequada ao perfil do investidor até a definição estratégica da localização. O pacote inclui consultoria contínua, CRM próprio, ações de marketing, entrega de leads e acompanhamento operacional.

Sabemos que mudar de país é uma decisão complexa. Nosso papel é facilitar essa transição, oferecendo estrutura e segurança para que o franqueado foque no que realmente importa: fazer o negócio prosperar”, afirma Cândido. “É por isso que confio nos brasileiros. Eles não param no básico. São protagonistas de uma nova fase da economia portuguesa, mais diversa, dinâmica e empreendedora”, conclui.