Os mercados de créditos e seguros têm se mostrado cada vez mais promissores, com o crescimento de empréstimos, financiamentos e consórcios, e demais serviços financeiros. No ano passado, o setor de atividades financeiras, seguros e serviços relacionados experimentou um crescimento notável de 6,6%. Esse é o maior índice desde 2010, quando o segmento cresceu 9,3%, o que indica um aumento significativo, atribuído ao cenário de juros altos e ao aumento da procura por seguros no Brasil.
Esse é um dos sete segmentos de serviços monitorados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para a composição do Produto Interno Bruto (PIB) do país, que inclui também comércio; transporte, armazenagem e correio; e informação e comunicação, entre outros. Em um panorama mais amplo, o setor de serviços, de forma geral, apresentou um crescimento de 2,4% em 2023, seguindo um aumento de 4,3% em 2022.
Isso reflete uma adaptação do mercado às condições econômicas atuais, alinhada a uma maior conscientização das pessoas a respeito da importância dos seguros como proteção financeira. Além disso, embora a alta taxa de juros represente um desafio para o crédito e o consumo, ao mesmo tempo, proporciona um ambiente favorável para a intermediação financeira, impulsionando o crescimento do setor.
É aí que empresas e franquias encontram espaço para oferecerem seus serviços especializados, como a Velox Soluções Financeiras, que atua no mercado de seguros e créditos desde 2017, com entrada ao franchising em 2024. A rede oferece diversos produtos no setor de serviços financeiros, como consignados, consórcios, financiamentos, seguros, além de atuar em outros nichos como energia solar.
Desempenho em 2023 acompanhado de crescimento exponencial
Mário Sérgio, CEO e fundador da empresa, comenta como este desempenho expressivo do setor financeiro e de seguros em 2023 refletiu na performance da Velox. “O setor de serviços bancários atrelado com mercado de seguros, sem dúvidas, em 2023, foi um dos melhores momentos para o mercado, e 2024 não está sendo diferente. Quando existe a demanda atrelada à oportunidade de oferta das instituições financeiras, tende a dar negócio.”
Ele aproveita para comentar que 2024 segue em ritmo de crescimento e que o primeiro semestre deste ano até mesmo superou os dois semestres do ano passado. Sobre os feitos da empresa, ele completa: “Inauguramos 170 novas unidades pelo Brasil, e temos 40 na fase inaugural. Lançamos plataformas novas, homologamos novos parceiros, renegociamos condições de remuneração para nossas unidades e tivemos um aumento de 15% na produção mensal”.
Mercado de seguros impulsiona o setor financeiro
Conforme já mencionamos, a alta na procura de seguros é um dos fatores que têm impulsionado o setor de atividades financeiras nos últimos anos. Segundo Sérgio, isso se deve muito a uma mudança de comportamento do consumidor, que passou a dar mais importância a seus bens valiosos – e nem é só de bens materiais que estamos falando.
“As pessoas começaram a entender que uma apólice de seguro é investimento e não mais custo. Notamos um crescimento no setor de cobertura patrimonial, equipamentos portáteis e seguros de vida e saúde. Com o aumento e com a diversificação do produto, as unidades lucram mais e criam carteira de renovação.”
Ele revela que os segmentos mais tradicionais – que é o de Auto e Residencial – continuam sendo os que se destacam no setor de seguros. Porém, a Velox notou, ultimamente, uma tendência de maior interesse em seguros empresariais e de frota, fora os relatados acima (vida, saúde e portáteis).
Com este aquecimento do mercado financeiro, a Velox é um modelo de franquia interessante para quem busca retorno de investimento rápido, e que nem sequer exige espaço físico. Ele destaca as inúmeras vantagens deste negócio, como a não necessidade de estoque, a possibilidade de trabalhar de casa no formato home based, e as altas comissões. Nas palavras dele, esse é um setor que desconhece a crise. “É literalmente ganhar dinheiro, vendendo dinheiro!”