Franquias investem em unidades em condomínios, gerando praticidade e comodidade aos moradores

A rede Acquazero Eco Wash conta com 44 unidades nesses espaços e espera inaugurar mais 70 ainda neste ano

Praticidade, agilidade, simplicidade e acesso facilitado é o que vem conquistando muitos consumidores na hora de escolher um comércio para suprir suas necessidades. Esse movimento também chegou aos condomínios, que atualmente, muitas pessoas têm como prioridade locais que possuem serviços de conveniência, para gerar mais comodidade em sua moradia.

De acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais (Abrassp), no ano passado mais de 68 milhões de pessoas residiam em condomínios no Brasil. Ainda conforme o estudo, esse público é responsável por movimentar cerca de R$ 165 bilhões anualmente.

Com esse ‘boom’ de comércios em condomínios provocado pelo fator do conforto e também da pandemia, fazendo com que muitos tivessem que ficar somente em casa, muitas empresas passaram a investir em unidades dentro desses locais, inclusive as franquias.

Esse é o caso da rede Acquazero Eco Wash – especializada em limpeza ecológica e estética automotiva e residencial – que criou modelos de negócio que pudessem atender especificamente esse público.

A rede conta com dois formatos que se encaixam em condomínios. O delivery, no qual não tem estrutura física e o franqueado cria acordo para atender em dias e horários específicos. E o Standard, que é uma loja pequena, sendo que, normalmente, em condomínios são liberadas até duas vagas para atendimento”, explica o diretor executivo da franquia, Henrique Mol.

Vantagens

Geralmente, algumas pessoas não encontram tempo na sua agenda para levar o seu veículo até o local de lavagem, deixá-lo no estabelecimento e depois fazer suas atividades, pois muitos necessitam do carro durante boa parte do dia. Dessa maneira, contar com um negócio especializado nesse ramo dentro do próprio condomínio é uma das primeiras vantagens, facilitando a vida do morador nesse processo.

Henrique afirma que os serviços oferecidos pela Acquazero se encaixam na questão de comodidade que os moradores procuram hoje. “Tudo que oferecemos são de características de conveniência, além de um serviço com muita praticidade, onde o cliente precisará apenas tirar o carro da garagem e o levar para a unidade que esteja dentro do condomínio, sendo um movimento de total sinergia com o que é procurado.”

Cuidados antes de investir em condomínios

Como qualquer outra definição de um ponto comercial no momento de empreender, para investir em condomínio o empresário também deverá analisar todos os detalhes, vantagens e desvantagens que terá com o negócio nesse local antes de realizar o investimento.

“Antes de inaugurarmos uma unidade em um condomínio nós buscamos entender o fluxo, principalmente de veículos que existem no local, analisamos também o tempo de permanência, (quanto maior, melhor) e a capacidade econômica do público que reside no local”, detalha Mol.

Modelos de negócio

A franquia especializada em limpeza ecológica conta com dois modelos de negócio que se encaixam em condomínios. O primeiro é o Delivery, com investimento inicial entre R$ 25.600 a R$ 39.600, estando incluso taxa de franquia, capital de giro e taxa de instalação.

“Nesse modelo o faturamento bruto médio mensal é em torno de R$ 12 mil a R$ 20 mil, com um lucro líquido mensal de 40%. Já o prazo de retorno do investimento é de 6 a 12 meses”, salienta Henrique.

O diretor executivo da Acquazero explica que o modelo Standard necessita de uma área mínima de 30m² ou duas vagas de garagem. “O investimento inicial é de R$ 153.500 (incluso taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro). O faturamento acaba ficando muito atraente para o empreendedor, sendo de R$ 30 mil a R$ 40 mil por mês, com lucro líquido de 30% e prazo de retorno de 24 meses.”

Metas

Atualmente, a marca conta com 44 unidades que possuem atuação em condomínios, sejam com atendimento em ponto físico, no modelo Standard, ou delivery. A expectativa para este ano em relação a novas unidades é bem otimista por parte da franqueadora.

“Visualizando o cenário atual, onde o comércio no condomínio está cada vez mais requisitado, nós estamos bem confiantes e esperamos inaugurar em torno de 70 unidades ainda neste ano, nesses espaços”, finaliza Henrique.