O começo de um novo ano é perfeito para quem deseja colocar um plano em prática. E abrir um negócio próprio é o desejo de muitos potenciais empreendedores brasileiros. Mas, em meio a tantas opções, é normal investidores iniciantes ficarem perdidos e não saberem por qual caminho escolher: começar um negócio do zero ou empreender em uma franquia?
As franquias são um modelo de negócio em que uma empresa (franqueadora) concede a outra empresa (franqueada) os direitos autorais de utilizar a sua marca, produtos ou serviços. O objetivo é replicar um negócio que já está consolidado dentro do mercado.
E começar 2025 investindo em uma franquia pode ser uma boa solução. Isso porque, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento tem crescido acima dos 10% desde 2021. No último balanço, a ABF revelou que o crescimento de faturamento das franquias foi de 12,1% em comparação a 2023. A receita passou de R$ 62,676 bilhões para R$ 70,231 bilhões.
Franquias de alimentação
Ainda segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de alimentação ficou em segundo lugar, com alta de 14% no faturamento. Fatores como o aumento da frequência do trabalho presencial nas empresas, a abertura de lojas, o crescente movimento nos shoppings, com a oferta de mais serviços, além da manutenção do delivery justificam esse crescimento.
Nadando junto desta popularidade, as franquias de cafeterias têm se destacado no setor e vem crescendo ano após ano. Seja com lojas menores ou dentro de shoppings e lojas de conveniência, as redes procuram inovar para acompanhar o crescimento do setor. Afinal, não importa o horário do dia, o cafezinho é parte fundamental do dia a dia do brasileiro.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), com 6,4 kg por ano, o Brasil é o maior consumidor per capita de café do mundo, ficando à frente dos Estados Unidos. Segundo um estudo também da Abic, em parceria com o Instituto Axxus, 29% dos brasileiros consumiram seis xícaras de café por dia, em média, em 2023. O índice se mantém estável desde 2019.
Franquias de cafeterias
Ao mesmo tempo que o consumo de café vem aumentando e se mantendo estável no país, a busca por novas cafeterias nada junto pela mesma correnteza. De acordo com a Euromonitor, há 3,5 mil cafeterias no Brasil, número que sobe para 13 mil se forem contabilizados bares, lanchonetes e padarias que oferecem a especiaria.
O que faz com que a exigência do consumidor final seja alta e a concorrência grande, o que exige do empreendedor muita inovação e criatividade para conquistar o cliente.
É o que fez Cristian Soares Figueiredo quando abriu uma pequena cafeteria em 2006 em um shopping de Belo Horizonte e anos depois transformou o negócio em rede de franquia, a Mr. Black Café Gourmet. Hoje a marca está presente em seis estados e 36 unidades (5 próprias e 31 franqueadas).
Cristian foi o responsável por transformar o modelo em uma rede de franquia, e em 2012 a Mr. Black Café migrava para o franchising após ter o negócio totalmente estruturado. O empresário, que abandonou a carreira de Ciências da Computação para dar início ao negócio de sucesso, relembra que nesta época o setor de cafeterias começou a despontar no mundo, o que foi determinante para expandir o negócio para outras localidades além da capital mineira.
“Os dois primeiros anos foram de muita aprendizagem e a busca constante por conhecimento. Durante as viagens aproveitava para entender um pouco mais como funcionavam as cafeterias em outras localidades e o que as pessoas procuravam em produtos e ambiente. Fomos em busca de novos parceiros até que chegamos na excelência e reconhecimento que a marca tem hoje no mercado de cafeterias”, analisa Cristian, CEO da franquia Mr. Black Café.
Diferenciais da rede
Entre os grandes diferenciais da empresa é que a Mr. Black Café trabalha desde 2008 somente com cafés especiais de fazendas de Minas Gerais, posicionamento que só foi ser difundido no mercado a partir de 2014 em outras redes de cafeteria.
São mais de 40 receitas à base de café quente e gelado, ampla gama de acompanhamentos como quiches, empanada, broa de milho, bolos e croissants, além de uma linha de sobremesas. Todos os cafés podem ser feitos com leite de aveia para atender ao público com restrição alimentar. O cappuccino cremoso, com receita exclusiva da marca, é o campeão de vendas dentro da franquia, além do tradicional pão de queijo mineiro que pode ser servido com recheio, e da torta red velvet, receita trazida de uma confeitaria de Nova York.
“O café servido é da nossa própria marca. Temos uma micro torrefação em BH que faz a compra dos café em fazendas já homologadas. A torra do café é feita artesanalmente e por demanda, levando um café sempre fresco as nossas lojas, no ápice do aroma e sabor. Trabalhamos somente com cafés especiais que são pontuados entre 84 e 86 pontos na tabela SCA (Specialty Coffee Association). Os cafés são provenientes de fazendas das regiões de Minas, como Cerrado Mineiro, Sul de Minas e Matas de Minas”, explica Cristian.
Por que investir em uma franquia de cafeteria?
Ao investir em uma franquia, você está investindo em um negócio que já está consolidado no mercado, o que garante a você mais tranquilidade ao iniciar um novo empreendimento. Além disso, as franquias de cafeteria possuem todo um suporte necessário para que o franqueado não embarque nessa jornada totalmente sozinho.
Do mesmo modo, o mercado da cafeteria é um setor que sempre está em expansão. O amor e a cultura brasileira de tomar um cafezinho por dia garante que os consumidores sempre estejam atrás de novidades do mercado, mesmo não abandonando o tradicional. Ao investir em uma franquia de cafeteria, você estará investindo em um setor que já possui um público fiel e frequente.
“Consideramos o setor de alimentação o mais estável dentre os demais no franchising, haja visto que mesmo em momentos de crise o consumo de alimentos é constante e o setor de cafeteria é privilegiado neste quesito, pois o valor de consumo é relativamente baixo em relação a operações maiores na alimentação fora do lar, sendo acessível mesmo em momentos de crise financeira. O mercado de cafeterias está em franca expansão nacional, com o aumento de consumo de café dos brasileiros e criando a cultura do consumo de cafés de qualidade nas cafeterias especializadas”, finaliza Cristian.