O mercado oferece várias opções de investimento. Valores, prazos de retorno, modelos de negócios. Tem pra todos os gostos, a depender dos riscos que você pretende assumir e do tempo de retorno desejado.
Se dentro das suas aspirações estiver a independência financeira, investir em franquia pode ser uma alternativa mais atrativa. Por ser um negócio já consolidado no mercado, há mais segurança e excelentes chances de ganhos financeiros. As taxas esperadas de retorno são apresentadas pelas franqueadoras que calculam essa expectativa com base em suas unidades já existentes, avaliando as variáveis de mercado.
A empreendedora Letícia Penna é idealizadora da rede Sapatilha na Sacola que atua com calçados femininos, contando com mais de 170 modelos entre básicos e sofisticados com numeração de 34 ao 40. A marca da empreendedora nasceu em 2011 como uma forma de renda extra e, hoje, já conta com mais de 50 franqueadas espalhadas pelo país.
Letícia, aos 12 anos, já vendia maquiagem e, logo em seguida, passou a vender sabão na escola onde estudava. Apaixonada por sapatos, entrou para o ramo de franquias no final de 2015, meio sem saber muita coisa sobre a área. “Eu sempre quis ter um negócio pra ‘chamar de meu’ e, dentro desse processo de encontrar o negócio dos meus sonhos, continuei buscando alternativas para que a grande oportunidade viesse bater à minha porta já que, quando batesse, eu teria que estar pronta, não poderia me dar ao luxo de desperdiçar o que tanto busquei e lutei para conseguir durante muito tempo”, afirma a inspiradora Letícia.
A Sapatilha na Sacola teve o timing de Mercado, que cada vez mais pede por praticidade e qualidade, com o objetivo de fazer com que os produtos de qualidade corram ao encontro da necessidade de um público diversificado e em constante mudança.
O empreendimento Sapatilha na Sacola surgiu da necessidade de se atender a um nicho de mercado pragmático, levando ao mercado Feminino, um dos mais fortes do mundo, opções que atendam às suas necessidades com qualidade, oferecendo experiências agradáveis e únicas em locais específicos. O sonho se transformou em realidade e a empresa pequena hoje já conta com unidades no exterior, provando ser um ótimo negócio para investidores de todos os perfis.
Para o estrategista e CEO do Grupo ATNZO, Lucas Atanazio Vetorasso responsável pela formatação da SNS como franquia, buscar empresas que já se estruturaram no mercado é um passo importante para o sucesso do negócio. “Por mais experiência que o empreendedor tenha, é comum que dúvidas sobre o mercado lhe atrapalhem e, com o suporte e BackOffice de uma marca já sólida, o franqueado pode atuar com mais segurança”, diz Atanazio.
O prazo de retorno do investimento é um dos pontos a serem considerados ao investir em uma franquia. Por exemplo, na Sapatilha na Sacola, com o valor inicial de R$9.900 na modalidade, o franqueado já leva estoque incluso e kit para operações, além de treinamento, suporte, entre outros. O retorno do investimento acontece entre o 1º e 3º mês.
Pois é, elas invadiram o mercado. As franquias de baixo custo surgiram como resultado das inovações promovidas pelas redes de franquias para driblar a crise econômica que acometeu o Brasil nos últimos anos. Agora, com modelos de negócios mais estruturados, elas são a “menina dos olhos” das marcas, já que atraem milhares de empreendedores que desejam iniciar sua vida como patrão. As franquias de baixo custo são consideradas a principal alternativa para quem quer iniciar um negócio, mas não possui um capital elevado para investir logo de cara.
Para o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Jr, os processos de inovação, do qual nasceram ideias como as franquias de menor formato, resultaram em ganhos de eficiência que traduzem o fortalecimento do setor, que cresceu 8% em 2017, na comparação com o ano anterior.
“A inovação já faz parte da agenda do franchising brasileiro. Nos mais diversos segmentos, constatamos iniciativas que levaram à inovação, seja em novos modelos de negócios, no e-commerce, no uso de novas tecnologias, como no caso da realidade virtual e internet das coisas, por exemplo. Tudo isso tem um papel positivo no setor, especialmente quando observamos ganhos de eficiência e resultados concretos que se refletiram nesta pesquisa e no desempenho do setor nos últimos trimestres”.
A maior dica para que um empreendedor alcance o sucesso com uma franquia de baixo custo é: esforce-se ao máximo. Por ter modelo de operação menor, o que significa menos funcionários e equipe mais enxuta, o franqueado será o provável responsável por toda a performance do negócio.
E aí? Que tal dar este próximo passo em sua vida?