Franquias de alimentação: as mais buscadas

Na contramão ao período de estagnação da economia brasileira, o mercado de franquias se mantém estável e promissor. De acordo com a Pesquisa Trimestral de 2018, realizada pela Associação Brasileira de Franchising e divulgada em 9 de agosto deste ano, o setor apresentou um crescimento de 8,4% durante o segundo trimestre de 2018, comparado ao mesmo período do ano passado.                       

Dentro do universo do franchising brasileiro, o segmento de Alimentação é, não somente um dos mais tradicionais e consolidados, como também um dos que mais crescem.

Os resultados da pesquisa indicam que no segundo trimestre deste ano, o ramo de alimentação se destacou com um aumento de 9,7% dentro da área de franquias, ocupando o 5º lugar no ranking de crescimento. A grande procura por franchising na categoria de alimentação é o que justifica tal desempenho.

Observando os dados obtidos pela ABF na Pesquisa Setorial ABF Food Service 2018, é possível concluir que o lucro obtido neste tipo de negócio se tornou um dos principais motivos para a grande procura por franquias na área. A pesquisa aponta faturamento de R$ 42,816 bilhões nas 742 redes pertencentes ao segmento com atuação no país.

É grande a probabilidade que o ramo feche o ano com altos índices de faturamento, uma vez que os jogos da Copa do Mundo serviram de chamariz e campanhas de marketing voltadas aos dias de jogo.

Ocasiões como essas, aumentam a demanda por redes que comercializem hambúrguers e finger foods. Um exemplo desse padrão de franquia são as redes Texans Burguers que atua no mercado com Hambúrguers Gourmets de receita exclusiva e a Fritos no Cone que comercializa os famosos finger foods no cone de papel, como batata frita, cebola empanada, iscas de frango e diversos tipos de coxinha.

O fundador da Texans Burguers, Juliano Souza, conta que a ideia para montar o negócio veio depois de uma viagem aos Estados Unidos, mais precisamente ao estado do Texas, que o encantou com sua culinária. De acordo com Juliano, o diferencial da Texans Burguers são os temperos únicos e forma de preparo, que é fiel às tradições texanas.

Sobre a fórmula do sucesso, Juliano dispara “Não tem segredo, somos pessoas servindo pessoas com amor e profissionalismo”. Aos franqueados, a Texans Burguers oferece apoio operacional, comercial e jurídico, além de suporte completo em marketing e gestão.

Já a história da Fritos envolve dois amigos e uma paixão em comum: boa comida. Leonardo Evangelista e Rogério Sartori começaram do zero, deixando o emprego formal e comprando uma única Kombi. No início, os dois vendiam apenas a famosa batata no cone, mas o negócio deu tão certo que a família de finger foods cresceu e a marca também.

Carro chefe da Fritos, a batata no cone tem como diferencial seu corte especial e o molho caipira, feito artesanalmente com receita exclusiva. A Fritos no Cone disponibiliza aos franqueados apoio comercial e suporte completo em capacitação, implantação, gestão, arquitetura, marketing, além de fornecedores.

Sobre o suporte, Leonardo afirma “fazemos de tudo para que nossos franqueados tenham o mesmo sucesso que nós temos”. Rogério ressalta os principais atrativos do negócio “baixo custo operacional e baixa burocracia é o que fazem da Fritos uma operação inteligente e a tornam altamente lucrativa”, comenta ele.

Se por um lado aumentou a demanda das redes de hamburgueria e finger foods, por outro o mercado de franchising também foi aquecido pelo crescimento de categorias específicas dentro do segmento de alimentação, como a de alimentação saudável.

Um exemplo desse tipo de negócio é a rede CrocoBerry, pioneira na comercialização de açaí em sistema de self-service. Além do açaí e seus acompanhamentos, a CrocoBerry também oferece sobremesas, cafés, sucos, vitaminas, frapês e sanduíches do tipo misto quente.

O casal Wagner e Damares Rodrigues Pereira elaborou um profundo estudo de mercado antes de abrir o negócio, que começou a partir da compra de apenas um pé de açaí. A absorção da marca em sua região de origem foi tão grande e surpreendente, que Wagner e Damares decidiram expandir o negócio para todo território nacional.

Wagner afirma “desejamos que nossos franqueados possam agregar o conhecimento e experiência regional necessária para qualquer modelo de negócio que busque o sucesso Brasil afora”. Denise também comenta sobre o perfil que a empresa procura em um franqueado, “Nossa preferência é por empreendedores familiares, aqueles que vestirão nossa camisa assim como vestimos a deles”, salienta.

O estrategista, Lucas Atanazio Vetorasso, CEO do Grupo ATNZO e responsável pela formatação das franquias Texans Burgers, Fritos no Cone e CrocoBerry, chama atenção para informações importantes que empreendedores devem ter ciência antes de investirem em uma franquia do segmento de alimentação. “As dicas são simples. A primeira coisa que o investidor deve ter em mente é que franquia oferece segurança, mas não é loteria. Não é comprar franquia e esperar o dinheiro cair na conta. Você terá que trabalhar na operação, se não na frente, no back office, com certeza. Outra questão relevante é analisar o mix de produtos oferecido pela marca. Veja bem, sou a favor de mix de produtos compacto, mas é importante se lembrar que um bom negócio de alimentação deve conter produtos complementares agregados ao seu core, para que o andamento do negócio seja autossuficiente. Fique de olho em negócios limitantes”, alerta o especialista.