Muitos brasileiros encontraram no trabalho remoto a oportunidade de viver em pequenos municípios que ofereçam mais qualidade de vida e um custo de vida reduzido. Não à toa, segunda uma pesquisa do ImovelWeb, realizada em outubro do ano passado com 2.800 pessoas em diversas regiões do Brasil, o 2° filtro mais procurado pelos internautas são casas no interior, representando 21,04% do total de buscas. De olho nesse êxodo urbano, marcas investem em modelos de franquias mais enxutos e acessíveis, a fim de atrair investidores nessas regiões, que agora contam com um público mais exigente e com um poder aquisitivo maior.
A YES! Idiomas, rede com 173 unidades espalhadas por 16 estados + DF, lançou três modelos de franquias (soft, light e premium) desenvolvido de acordo com o número de habitantes da cidade. Com investimento inicial de R$ 100 mil, a franquia Soft é ideal para pequenos municípios e micromercados com até 50 mil habitantes. Atualmente, a YES! Idiomas conta com sete nesse formato, em sete cidades, com faturamento médio de R$ 45 mil. Já para lugares de médio porte, de 50 a 150 mil habitantes, a franqueadora oferece o modelo Light, que requer o investimento inicial de R$ 150 mil e conta com projeção de faturamento de R$ 90 mil. Atualmente, a rede de ensino de idiomas conta com 21 unidades nesse modelo intermediário, em 21 municípios. Já para cidades com mais de 150 mil habitantes e grandes capitais, a rede aposta no modelo Premium, que requer o investimento inicial de R$ 300 mil reais e oferece faturamento médio mensal de R$ 150 mil. Hoje, são mais de 145 nesse formato tradicional, espalhadas por 56 cidades.
“Depois de 50 anos apostando na expansão por grandes cidades e pelas principais capitais do Brasil, chegou a hora de mirarmos no interior, que ganhou um consumidor mais exigente e com poder aquisitivo mais alto. Formatamos nossos modelos para se adequarem ao tamanho das cidades que o franqueado deseja investir e acredito que isso facilitará e impulsionará nossa interiorização”, explica Clodoaldo Nascimento, presidente da rede de ensino de idiomas.
Já a American Cookies, com 42 unidades espalhadas por nove estados brasileiros, lançou a franquia em modelo contêiner, a fim de potencializar a expansão e interiorização da marca. Muito utilizado na construção civil em países da Europa e do Japão, o formato moderno é feito em uma caixa produzida em aço, alumínio ou fibra que oferece uma estrutura pronta, sustentável e de fácil instalação. Com o objetivo de ser o modelo de franquia mais acessível da rede de cookies artesanais, com investimento inicial a partir de R$ 149 mil, o contêiner da American Cookies foi desenvolvido para oferecer versatilidade e flexibilidade para o investidor, além de uma lucratividade estimada em 15% sobre o faturamento. O formato foi pensado para atender, principalmente, cidades menores, a partir de 50 mil habitantes, e em municípios sem a presença de grandes players de shoppings centers
“Além de ser o modelo mais barato entre as nossas três opções de franquias, que são contêiner, quiosque e loja, o novo formato terá uma montagem mais rápida e prática, uma vez que chegará pronto para ser instalado no local, e ainda oferecerá flexibilidade geográfica”, explica a sócia fundadora da rede American Cookies, Francielle Faria.